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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Da lousa à luta: organização, mobilização e luta dos professores amazonenses na década de 1980
???metadata.dc.creator???: Batista, James da Costa 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pinheiro, Luís Balkar Sá Peixoto
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vieira, Jaci Guilherme
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Patricia Rodrigues da
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação aborda o processo de organização, mobilização e luta dos professores da cidade de Manaus vinculados à Secretaria Estadual de Educação ao longo da década de 1980. O recorte cronológico estabelecido constitui-se em momento singular, em especial porque identificado com o final da ditadura civil-militar que se instaurou no Brasil em 1964 e, consequentemente, com o início do processo de abertura política e de redemocratização do país, sendo uma de suas maiores características o ascenso dos movimentos sociais, fruto da organização e da luta dos trabalhadores de diversas categorias. Um dos objetivos da pesquisa foi demonstrar como os professores da rede estadual de ensino de Manaus empreenderam seu processo de organização, mobilização e luta, e o quanto tais lutas estavam intimamente articuladas com o cenário político da época. Recorrendo a variada gama de registros (documentação sindical, matérias jornalísticas, entrevistas), a dissertação busca acompanhar e analisar esse processo de organização que, forjado na luta por direitos e por melhores condições de vida e trabalho, foi empreendido pelos professores amazonenses, tornando-os um dos mais importantes agentes políticos do contexto amazonense daquela década. Estruturada em três capítulos, a dissertação acompanha os momentos específicos da organização e da luta da categoria, dando ênfase nas jornadas reivindicatórias dos anos 1983 e 1985, no enfrentamento com as forças repressivas que levaram, em 1985, ao episódio da “batalha do Igarapé de Manaus”, e na atuação de suas lideranças na busca por debater e participar das mobilizações e pressões estabelecidas pelos trabalhadores em escala nacional visando influir no processo de redemocratização do país. Por fim, a dissertação aponta ainda para os dilemas e tensões que alcançaram a categoria no final da década de 1980 e que tiveram como pano de fundo o início da implementação de preceitos neoliberais, como o arrocho salarial, a desregulamentação da economia e a precarização do trabalho, fazendo refluir os movimentos de luta e resistência dos trabalhadores.
Abstract: The present dissertation approaches the organization process, mobilization and teacher's struggle in Manaus linked to State Secretary of Education throughout the 1980s. The chronological cutout established it is constituted in singular moment particularly because identified with the end of civil-military dictatorship that settled in Brazil in 1964 and, consequently, with the political opening process' beginning and the Brazil' re-democratization one of its greatest characteristics being the rise of social movements, fruit of different categories worker's organization and struggle. One point of the research was to demonstrate how the teachers of the state school of Manaus undertook their organization process, mobilization and struggle, and how much such struggles were intimately articulated with the political scene of the time. Using the varied range of records (union documents, journalistic matters, interviews) the dissertation seeks to accommodate and analyze this organization process that, forged in the fight for rights and for better conditions of life and work was undertaken by the amazonian teachers, making them one of the most important political agents of the Amazon context of the decade. Structured in three chapters, the dissertation accompanies the specific moments of the category's organization and fight emphasizing the claim days of 1983 and 1985, in the confrontation with repressive forces that led, in 1985, to the episode of "Batalha do Igarapé de Manaus" ("Battle of the Manaus Stream"), and in the performance of its leadership in the quest to debate and participate in the mobilization and pressures established by the workers on a national scale due to influence the process of Brazil' re-democratization. Finally, the dissertation points to the dilemma and tensions that reach the category in the late 1980s and which had as a background the beginning of the implementation of the neoliberal precepts, such as wage tightening, economy deregulation and the precaution of the job, flowing the movements of struggle and resistance of the workers.
Keywords: Professores
Trabalhadores em Educação
Movimentos Sociais
Teachers
Education Workers
Social Movements
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: HISTÓRIA: HISTÓRIA DO BRASIL: HISTÓRIA DO BRASIL REPÚBLICA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em História
Citation: BATISTA, James da Costa. Da lousa à luta: organização, mobilização e luta dos professores amazonenses na década de 1980. 2018. 185 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/6929
Issue Date: 31-Oct-2018
Appears in Collections:Mestrado em História

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