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DC FieldValueLanguage
dc.creatorBrandão, Magaly Martins-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1607594561662219por
dc.contributor.advisor1Vasconcelos, Elizandra Rego de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550272521787389por
dc.contributor.referee1Souza, Katiuscia dos Santos de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5474421431483167por
dc.contributor.referee2Bentes, Karime Rita de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3565618106744402por
dc.date.issued2018-06-29-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Magaly Martins. O descarte de resíduos químicos e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no ensino de química na Universidade Federal do Amazonas. 2018. 128 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7036-
dc.description.resumoA experimentação é uma estratégia valiosa para melhorar o ensino de conceitos específicos da Química, mas dentro do planejamento desses tipos de aulas devem ser consideradas as questões relacionadas a resíduos. A abordagem da problemática da gestão de resíduos se faz importante na formação de professores de química, pois tais assuntos estão muito presentes no cotidiano das pessoas. Entender a maneira como essa problemática está sendo abordada nos cursos de graduação em Química pode ajudar a melhorar o nível de formação dos cursos, já que existem diversos estudos que mostram que as universidades têm dado pouca atenção à essas questões. O presente estudo buscou verificar e discutir como a problemática da gestão de resíduos está sendo a abordada na formação dos professores no curso de Química da UFAM, considerando a reflexão quanto à problematização de questões ambientais, especificamente o descarte de resíduos químicos. Para o desenvolvimento do estudo, adotou-se abordagem qualitativa, a qual dispôs de dois instrumentos de coleta de dados, a análise documental e os questionários. Com a análise documental, verificou-se que o projeto pedagógico do curso dá pouca relevância a problemática da gestão de resíduos. Com a análise de conteúdo se verificou que os sujeitos, em sua maioria, têm entendimento da importância da experimentação, e saberiam proceder com planejamento e aplicação de aulas práticas no ensino básico. No entanto, quase todos eles também mostraram pouco entendimento da problemática da gestão de resíduos, percebendo esse tema como solucionável, mas sem considerar a possibilidade de utiliza-lo no ensino e na conscientização dos alunos. Nesse sentido, o professor deixa de lado a sua real função como educador e passa a ser um mero repetidor de experimentos, que não faz a aula participativa e inclusiva, para que os alunos reflitam sobre a problemática.por
dc.description.abstractExperimentation is a valuable strategy to improve the teaching of specific chemistry concepts, but within the planning of these types of classes, waste-related issues must be considered. The approach of waste-management problems is important in the graduation of chemistry teachers, since such subjects are present in people's daily lives. Understanding how this problem is being addressed in university can help improve the level of training of the teachers. Several studies show that universities have neglected attention to these issues. The present study verified how the problem of the waste-management is being approached in chemistry graduation of UFAM, considering the problematization of environmental issues, specifically the disposal of chemical residues. For the development of the study, a qualitative approach was adopted, which had two instruments of data collection, documentary analysis and questionnaires. With the documentary analysis, it was verified that the pedagogical project of the course gives little relevance to the problem of waste-management. With content analysis it was verified that almost all participants have an understanding of the importance of experimentation, and would know how to proceed with planning and application of practical experiments in basic education. However, almost all of them also showed little understanding of the problem of waste-management, perceiving this issue as solvable, but without considering the possibility of using it in teaching. In this sense, the teacher stops being an educator and happens to be only a repeater of experiments, which does not make the class participatory and inclusive for students to think about the problem.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/29153/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MagalyBrand%c3%a3o_PPGCIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDescarte de resíduospor
dc.subjectEnsino de químicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectWaste disposaleng
dc.subjectChemical educationeng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleO descarte de resíduos químicos e as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS) no ensino de química na Universidade Federal do Amazonaspor
dc.title.alternativeThe disposal of chemical residues and the relationships between science, technology and society (cts) in chemistry teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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