???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPontes, Joyce Karoline Pinto Oliveira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7782395461074629por
dc.contributor.advisor1Soares, Artemis de Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0487210816377783por
dc.contributor.referee1Ramos, Evandro de Morais-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936por
dc.contributor.referee2Luciano, Gersem José dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1021166118431706por
dc.contributor.referee3Almeida, Neuler André Soares de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595321438762448por
dc.contributor.referee4Leal, Davi Avelino-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6645382114509617por
dc.date.issued2019-03-20-
dc.identifier.citationPONTES, Joyce Karoline Pinto Oliveira. Educação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensino. 2019. 172 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7040-
dc.description.resumoEsta tese de doutoramento se debruça sobre a mediação da tecnologia na educação superior indígena no Amazonas, presente nas práticas pedagógicas dos(as) professores (as) do Programa de Formação de Professores Indígenas (PROIND) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), especificamente em Manaus. Traz consigo os seguintes objetivos específicos: contextualizar a institucionalização da educação escolar indígena no Brasil; Descrever de que forma vem sendo utilizada a mediação da tecnologia nos cursos de nível superior do País, e seus benefícios para a comunidade acadêmica indígena. Portanto, a investigação científica presente na Linha de Pesquisa 1 – Sistemas Simbólicos e Manifestações Culturais, do Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA/UFAM), tem como tese destacar que a modalidade de ensino presencial mediado pela TV, assim como outros recursos tecnológicos podem contribuir efetivamente para a formação superior do professor indígena na Amazônia, valorizando e respeitando os aspectos culturais, sociais, além da pluralidade do pensamento social amazônico.por
dc.description.abstractThis doctoral thesis focuses on mediation of technology in indigenous higher education in Amazonas, present in the pedagogical practices of the Indigenous Teachers Training Program (PROIND) of the University of the State of Amazonas (UEA), specifically in Manaus. It has the following specific objectives: to contextualize the institutionalization of indigenous school education in Brazil; To describe how the mediation of technology in higher education courses in the country has been used, and its benefits for the indigenous academic community, with emphasis on higher courses for indigenous people in the State of Amazonas; In addition to interpreting the data obtained from the semi-structured interviews with 50% of the former graduates of the first group, which was formed in 2014 in the Amazonian capital and two professors from PROIND / UEA, among them the institution's rector and the coordinator of the course , Linking the significant forms of learning with the use of technology, as well as the contribution of ICTs and EaD, to the indigenous community in higher education in the Amazon. Therefore, the scientific research present in the Research Line 1 - Symbolic Systems and Cultural Manifestations, of the Postgraduate Program in Society and Culture in the Amazon (PGSCA / UFAM), has as a thesis to prove that the modality of presential education mediated by TV, As well as other technological resources can benefit in the superior formation of the indigenous teacher in the Amazon, valuing and respecting the cultural and social aspects, besides the plurality of the Amazon social thought.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/29193/Tese_JoyceKarolinePontes_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAmazôniapor
dc.subjectEducação superior indígenapor
dc.subjectEducação à distânciapor
dc.subjectComunicação e tecnologiapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleEducação superior indígena no Amazonas: a tecnologia mediada no ensinopor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_JoyceKarolinePontes_PPGSCA.pdf4.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons