???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7071
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A educação ambiental no ensino de ciências com mediação tecnológica
Other Titles: Environmental education in the teaching of sciences present with technological mediation
???metadata.dc.creator???: Neves, Giselle Palmeira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Simão, Maria Olívia de Albuquerque Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fraxe, Therezinha de Jesus Pinto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, João Marcelo Silva
???metadata.dc.contributor.referee3???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.description.resumo???: A crise ambiental passou a fazer parte dos temas do cotidiano da sociedade e como forma de enfrentamento ao agravamento dos desequilíbrios socioambientais surgem os movimentos ambientais e, associada a eles, a educação ambiental. A sociedade é dominada pela tecnologia e o processo de ensino está incluso nessas transformações. Neste contexto, o CEMEAM foi criado para oferta de ensino básico nas comunidades do Amazonas que estão em locais de difícil acesso. Com o objetivo de investigar como a educação ambiental vem sendo abordada no Ensino Fundamental Presencial Mediado por Tecnologia, foi realizada uma pesquisa qualitativa nas aulas de Ciências ministradas no 6º e 9º anos do ensino fundamental do ano letivo de 2015. Dos recursos midiáticos disponíveis para a prática do professor ministrante, os mais tradicionais, conteúdo e imagem, foram os mais utilizados para abordagem da temática ambiental. Os temas ambientais mais abordados foram poluição e impacto ambiental. Identificamos que a abordagem da temática ambiental está relacionada ao conteúdo programático proposto para cada série analisada. Dentre as macrotendências político-pedagógicas da Educação Ambiental adotadas nos momentos das aulas de Ciências das séries estudadas, a Pragmática foi a mais frequente nas duas séries. Podemos constatar que a Educação Ambiental pouco avançou na sua prática, apresentando temas ainda voltados para a ecologia e sendo abordados de uma maneira pragmática, visando resolver e apresentar os problemas existentes, sem que haja reflexão crítica de tudo que envolve os problemas ambientais, nas dimensões natural, política, social e/ou cultural.
Abstract: The environmental crisis has become part of everyday life in society and as a way of coping with the worsening of socio-environmental imbalances, environmental movements emerge and environmental education is associated with them. Society is dominated by technology and the teaching process is included in these transformations. In this context, CEMEAM was created to offer basic education in the communities of Amazonas that are in places of difficult access. With the objective of investigating how environmental education has been approached in the Basic Education Presented by Technology-Mediated, a qualitative research was carried out in the science classes taught in the 6th and 9th years of elementary education in the academic year of 2015. Of the media resources available for practice of the teaching teacher, the most traditional, content and image, were the most used to approach the environmental theme. The environmental themes most addressed were pollution and environmental impact. We identified that the approach of the environmental theme is related to the programmatic content proposed for each analyzed series. Among the political-pedagogical macro trends of Environmental Education adopted at the moments of the science classes of the series studied, Pragmatics was the most frequent in both series. We can see that the Environmental Education has not advanced in its practice, presenting themes still geared towards ecology and being approached in a pragmatic way, aiming to solve and present the existing problems, without there being a critical reflection of everything that involves the environmental problems, in the natural, political, social and / or cultural dimensions.
Keywords: Educação ambiental. Mediação tecnológica. CEMEAM. Macrotendências.
Environmental education. Technological mediation. CEMEAM. Macrotendences.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia
Citation: NEVES, Giselle Palmeira. A educação ambiental no ensino de ciências presencial com mediação tecnológica. 2018. 74 f. Dissertação (Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7071
Issue Date: 18-Jul-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GiselleNeves_PPGCASA.pdf4.03 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons