???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7082
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Iniciação científica no ensino médio: contribuições do Programa Ciência na Escola
Other Titles: Scientific Initiation in High School: contributions of the Science in the School Program
???metadata.dc.creator???: Primavera, Andressa Pereira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Farias, Sidilene Aquino de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Farias, Sidilene Aquino de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Luiz Henrique
???metadata.dc.contributor.referee3???: Gasnier, Thierry Rhay Jehlen
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Científica tem a finalidade de proporcionar aos estudantes uma formação que os capacite na tomada de decisões para o exercício da cidadania com responsabilidade social. Nesse sentido, promover a Enculturação Científica por meio da Iniciação Científica na Educação Básica é de fundamental importância no desenvolvimento de capacidades cognitivas, bem como despertar do interesse pela ciência nos estudantes. O Programa Ciência na Escola (PCE) tem como proposta o incentivo à Iniciação Científica, em Escolas Públicas do Amazonas. Diante disto, verificou-se as contribuições do PCE para o desenvolvimento de habilidades relacionadas à Educação Científica nos Estudantes de Ensino Médio da Rede Pública Estadual de Ensino do Amazonas, na cidade de Manaus. Para tanto, a presente proposta investigativa pauta-se na pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórico e foi desenvolvida por meio da análise documental de Projetos executados nas escolas contempladas pelo PCE e com realização de entrevistas semiestruturadas com professores e alunos participantes do projeto. Os dados obtidos foram organizados, utilizando a metodologia da Análise Textual Discursiva. No que diz respeito aos estudantes, conclui-se que a participação no programa pôde contribuir para o amadurecimento intelectual dos discentes, desenvolvendo neles uma postura de responsabilidade quanto à busca de novos conhecimentos. A partir dos resultados encontrados consideramos que a presente pesquisa pode contribuir com dados que revelam os possíveis impactos gerados pela prática da IC durante o desenvolvimento de projetos participantes no PCE e de como este atinge não somente aos estudantes como também aos professores e a escola como um todo.
Abstract: Scientific Education aims to provide students with training that enables them to make decisions for the exercise of citizenship with social responsibility. In this sense, to promote the Scientific Enculturation through the Scientific Initiation in Basic Education is of fundamental importance in the development of cognitive capacities, as well as to awaken the interest for science in the students. The Science in the School Program (PCE) has as proposal the incentive to the Scientific Initiation, in Public Schools of the Amazon. In light of this, the contributions of the PCE to the development of skills related to Scientific Education in High School Students of the State Public School Network of Amazonas, in the city of Manaus, were verified. Therefore, the present research proposal is based on the qualitative research of a socio-historical nature and was developed through the documentary analysis of Projects executed in the schools contemplated by the PCE and with semi-structured interviews with teachers and students participating in the project. The data obtained were organized using the Discursive Textual Analysis methodology. With regard to students, it is concluded that participation in the program could contribute to the intellectual maturation of the students, developing in them a position of responsibility regarding the search for new knowledge. From the results found, we consider that the present research can contribute with data that reveal the possible impacts generated by the practice of CI during the development of projects participating in the PCE and how it affects not only the students but also the teachers and the school as a everything.
Keywords: Educação Científica
Iniciação Científica
Alfabetização Científica
Programa Ciência na Escola
Educação básica
???metadata.dc.subject.cnpq???: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PRIMAVERA, Andressa Pereira. Iniciação científica no ensino médio: contribuições do Programa Ciência na Escola. 2018. 80 f. Dissertação, (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática ) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2018.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7082
Issue Date: 3-Aug-2018
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndressaPrimavera_PPGECIM1.12 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons