???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7093
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLeitão, Rafaelle Galvão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1803774749957340por
dc.contributor.advisor1Carvalho, Denize Piccolotto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8127068615637198por
dc.contributor.referee1Abbud, Maria Emilia de Oliveira Pereira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8948660674436542por
dc.contributor.referee2Ramos, Evandro de Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0764449120814936por
dc.date.issued2014-12-16-
dc.identifier.citationLEITÃO, Rafaelle Galvão. O link do conhecimento: uma análise sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino à distância a partir de universidades públicas do Amazonas. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2014.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7093-
dc.description.resumoAs Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ao longo de sua história, vêm se mostrando cada vez mais ativas na vida da humanidade. Por sua vez, em alguns momentos, sofrem com adversidades inerentes à sua capacidade de transmissão e interação. Para esta pesquisa, trabalharam-se as TIC na Educação a Distância (EaD), a partir de um olhar ecossistêmico, através da plataforma virtual Moodle, dentro do Centro de Educação a Distância (CED) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Nesta dissertação, buscou-se analisar de que maneira as TIC vêm sendo trabalhadas na EaD e se é possível sua colaboração em tal modalidade de ensino. Para tal, utilizaram-se autores como Lévy (1999), Castells (2012), Maturana e Varela (1995), Martino (2011), Maia e Mattar (2007), e Luhmann (2011) para buscar o entendimento e ligação entre TIC, EaD e Ecossistemas Comunicacionais. A pesquisa concluiu que a utilização das TIC na EaD está ligada à autopoiese de Maturana e Varela, sendo uma rede fechada, mas capaz de se auto-organizar e se transformar de acordo com as necessidades e vontades que o meio implica em sua funcionalidade. Concluiu-se ainda, que os sistemas sociais de Luhmann (2011) estão presentes neste estudo, uma vez que a Educação a Distância tem seu ponto de partida na integração e interação social e cultural da sociedade.por
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICT), throughout its history, has proved to be increasingly active in the life of humanity. In turn, sometimes they suffer from their inherent adversities transmission capacity and interaction. For this research, we worked ICT in Distance Education (DE), from an ecosystem look through the virtual Moodle platform, within the Education Center (CED) Distance of the Universidade Federal do Amazonas (UFAM). In this dissertation, we attempted to analyze how ICT has been worked in distance education and if it’s possible its cooperation in this mode of education. To this end, we used authors like Levy (1999), Castells 2012), Maturana and Varela (1995), Martin (2011), Maia and Mattar (2007) and Luhmann (2011) to seek the understanding and connection between ICT , DL Ecosystems and Communicative. The research concluded that the use of ICT in distance education is connecting the autopoiesis of Maturana and Varela, with a closed network, but able to self organize and transform according to the needs and desires that means results in its functionality. It was also concluded that social systems Luhmann (2011) is present in this study, since the distance has its starting point in the integration and social and cultural interaction of society.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatimage/jpeg*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/29984/Disserta%c3%a7%c3%a3o_RafaelleLeit%c3%a3o_PPGCOM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Informação e Comunicaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências da Comunicaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEcossistemas comunicacionaispor
dc.subjectRedes e processos comunicacionaispor
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopor
dc.subjectEducação a distânciapor
dc.subjectEcossistemas comunicacionaispor
dc.subjectEcosystems of communicationeng
dc.subjectNetworks and communicative processeseng
dc.subjectInformation and communication technologieeng
dc.subjectDistance educationeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS: COMUNICAÇÃOpor
dc.titleO link do conhecimento: uma análise sobre o uso das tecnologias da informação e comunicação no ensino à distância a partir de universidades públicas do Amazonaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Ciências da Comunicação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RafaelleLeitão_PPGCOM.pdf5.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.