???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7113
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMalta, Valcineide dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3814003584459802por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353por
dc.contributor.referee1Oliveira, Nilomar Vieira de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4870990824639847por
dc.contributor.referee2Amorim Neto, Alcides de Castro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2095519556544958por
dc.date.issued2019-03-29-
dc.identifier.citationMALTA, Valcineide dos Santos. O ensino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroom. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7113-
dc.description.resumoEssa pesquisa analisou as contribuições da aprendizagem cooperativa, com o uso de tecnologia, no ensino de progressões em duas turmas do 1º ano do Ensino Médio de uma escola estadual de Manaus. Assim como, investigou os diferentes tipos de interação engajados nessa metodologia (aluno-professor, aluno-aluno, e aluno-conteúdo) com o objetivo de mostrar sua relevância no ensino, assim como refletir sobre como essa aprendizagem cooperativa mediada por tecnologia pode ser fator motivacional para o aprendizado dos conhecimentos matemáticos pelos alunos. Trata-se de um trabalho coletivo onde todos são responsáveis pela aprendizagem do grupo. O estilo da Aprendizagem Cooperativa utilizada foi o método da "Investigação em Grupo" descrito por Slavin. Esse método foi mediado pelo ambiente virtual da google, o classroom. Foi verificado pelos resultados positivos desse trabalho que é possível atingir um número bem maior de alunos que alcançam a aprendizagem matemática em progressões.por
dc.description.abstractThis research analyzed the contributions of cooperative learning, with the use of technology, in the teaching of progressions in two classes of the 1st year of High School in a state school in Manaus. As well, he investigated the different types of interaction engaged in this methodology (student-teacher, student-student, and student-content) in order to show their relevance in teaching, as well as to reflect on how this cooperative learning mediated by technology can be a factor motivation for students to learn mathematical knowledge. It is a collective work where everyone is responsible for group learning. The style of Cooperative Learning used was the "Group Research" method described by Slavin. This method was mediated by the google's virtual environment, the classroom. It was verified by the positive results of this work that it is possible to reach a much larger number of students who achieve mathematical learning in progressions.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/30271/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ValcineideMalta_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectAprendizagem cooperativapor
dc.subjectAmbiente virtualpor
dc.subjectProgressão aritméticapor
dc.subjectProgressão geométricapor
dc.subjectClassroomeng
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleEnsino de progressões sob a abordagem de uma aprendizagem cooperativa mediada pelo classroompor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ValcineideMalta_PROFMAT.pdf4.36 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons