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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Duplos mistérios: um estudo em Lygia Fagundes Telles
???metadata.dc.creator???: Martins, Isabella Marques de Cervinho 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Sá, Lileana Mourão Franco de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cavalheiro, Juciane dos Santos
???metadata.dc.contributor.referee2???: Zucolo, Nicia Petreceli
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa visa contemplar o estudo da temática do duplo nos contos “Tigrela”, “WM” e “A mão no ombro”, presentes no livro Seminário dos Ratos (1977), da autora brasileira Lygia Fagundes Telles. Foi realizada uma análise bibliográfica acerca do duplo nos mitos cosmogônicos, dentro da literatura fantástica e em sua trajetória na literatura através dos séculos, que culminou na ideia de fragmentação do eu correlacionada aos estudos psicológicos em voga no século XIX. Foram analisados os três contos citados buscando compreender de que forma o duplo foi trabalhado pela autora em cada um deles. Em “Tigrela” é possível compreender o duplo a partir de quatro perspectivas: da animalidade, como uma alegoria a um relacionamento abusivo, a uma questão de homossexualidade não declarada e ao duplo perseguidor. Em “WM”, a compreensão do duplo reafirma o que o psicanalista Otto Rank aprofundou, sobre o duplo como negação da morte, não do protagonista, mas do objeto de afeto. Em “A mão no ombro”, o duplo se manifesta nos cenários e no tempo trabalhado na narrativa, um tempo próprio, além de também usar o duplo como negação da própria morte. Assim, percebeu-se que o duplo na obra de Lygia Fagundes Telles é trabalhado com significações variadas.
Abstract: The present research aims to contemplate the study of the double theme in the short stories “Tigrela”, “WM” and “A mão no ombro”, present in the book Seminário dos Ratos (1977), by the Brazilian author Lygia Fagundes Telles. A bibliographical analysis about the double in the cosmogonic myths was made, within the fantastic literature and in its trajectory in the literature through the centuries, that culminated in the idea of fragmentation of the I correlated to the psychological studies in vogue in century XIX. The three stories were analyzed, trying to understand how the double was created by the author in each of them. In “Tigrela” it is possible to understand the double from four perspectives: from animality, as an allegory to an abusive relationship, to a question of undeclared homosexuality and to the persecutor double. In “WM”, the understanding of the double reaffirms what the psychoanalyst Otto Rank has deepened, about the double as denial of death, not of the protagonist, but of the object of affection. In “A mão no ombro”, the double manifests itself in the scenarios and time used in the narrative, a time of its own, as well as using the double as a denial of one's own death. Thus, it has been realized that the double in the work of Lygia Fagundes Telles is created with varied meanings.
Keywords: Duplo
Poética lygiana
Seminário dos ratos
Contos
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRAS: LITERATURA BRASILEIRA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: MARTINS, Isabella Marques de Cervinho. Duplos mistérios: um estudo em Lygia Fagundes Telles. 2019. 106 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7182
Issue Date: 14-Mar-2019
Appears in Collections:Mestrado em Letras

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