???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7196
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da ocorrência do bullying no contexto escolar de Parintins/Amazonas
Other Titles: Analysis of the bullying occurrence in the Parintins/Amazonas school context
???metadata.dc.creator???: Silveira, Maria Angélica de Souza da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.contributor.referee1???: Becker, Maria Alice d'Avila
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Valeria de
???metadata.dc.description.resumo???: O bullying escolar é na atualidade um dos temas que vem despertando cada vez mais interesse de profissionais da área de educação e saúde em todo o mundo. Trata-se de um problema mundial, encontrado em todas as escolas, que vem se disseminado largamente nos últimos anos e que só recentemente vem sendo estudado em nosso país. Caracteriza-se como uma forma de violência gratuita em que a vítima é exposta repetidamente a uma série de abusos, causando angustia e sofrimento. No Brasil as investigações de natureza científicas procurando melhor compreender o fenômeno ainda se dão de forma incipiente. Dentro disso é de extrema importância estudos abordando essa temática como forma de contribuir com esclarecimentos mais consistentes acerca do diagnóstico e prevenção do fenômeno. Essa investigação teve como objetivo analisar a ocorrência do fenômeno bullying entre os estudantes do ensino fundamental de uma escola pública no município de Parintins/Amazonas. Foram recrutados 300 alunos, de ambos os sexos, matriculados regularmente nos 4º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental. A coleta dos dados foi feita por meio do QIMEI – Questionário sobre intimidação e maltrato entre iguais – estudantes do ensino fundamental, com um conjunto de questões (n=35) fechadas. Os dados foram submetidos ao auxilio do programa estatístico SPSS versão 20. Considerando-se as propriedades psicométricas do instrumento junto à amostra. Constatou-se que uma parcela significativa dos estudantes 138 (46%) já sofreram intimidação, em algum momento, por parte dos próprios colegas na escola. Para os autores (36%), os motivos que os levaram a maltratar os colegas foram às provocações recebidas dos mesmos. Outro achado relevante é o local de maior incidência do bullying que foi a sala de aula, na ausência (39%) e na presença do professor (30%) dos relatos. Concluiu-se que o bullying é um fenômeno presente no ensino fundamental do município de Parintins/Amazonas, se configurando como um fenômeno universal presente em toda e qualquer escola.
Abstract: Bullying at school is today one of the subject that has attracted increasing interest from professionals in education and health worldwide. It is a worldwide problem that happens in all schools, which has been disseminated widely in recent years and have been studied only recently in our country. Characterized as a form of causeless violence in which the victim is repeatedly exposed to a lot of abuse, causing anguish and suffering. In Brazil, the approach of scientific investigations looking for better understand about the phenomenon is still incipient. Thus, studies addressing this issue are extremely important as a way to contribute more consistently with better understanding about the diagnosis and prevention of the phenomenon. This research aimed to examine the occurrence of the phenomenon bullying among elementary school students in a public school in the city of Parintins / Amazon. We recruited 300 students, of both sexes, regularly registered in 4th, 5th, 6th, 7th, 8th and 9th grade of elementary school. Data collection was done through QIMEI - Questionnaire on intimidation and mistreatment between equals - high school students with a set of closed questions (n = 35). Data were analyzed with the support of SPSS version 20. Considering the psychometric properties of the instrument with the sample. It was found that a significant portion of the 138 students (46%) had experienced bullying at some time, from their own peers at school. For authors (36%), the reasons that led them to mistreat colleagues were provocations received from them. Another relevant factor is the location of the highest incidence of the reports of bullying that was the classroom, in the absence (39%) and in the presence of the teacher (30%). It was concluded that bullying is a phenomenon present in elementary school in the city of Parintins / Amazonas, stated as a universal phenomenon present in any school.
Keywords: Assédio nas escolas
Escolas municipais - Parintins (AM)
Ensino fundamental
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: SILVEIRA, Maria Angélica de Souza da. Análise da ocorrência do bullying no contexto escolar de Parintins/Amazonas. 2013. 105 f. Dissertação, (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2013.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7196
Issue Date: 11-Oct-2013
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MariaAngélicaSilveira_PPGPSI.pdf1.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.