???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDorzanio, Andreza da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8329528533163422por
dc.contributor.advisor1Justamand, Michel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7981122122060818por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Renan Albuquerque-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5718379036623772por
dc.contributor.referee2Lima, Osmarina Guimarães de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8593296452319918por
dc.date.issued2019-02-22-
dc.identifier.citationDORZANIO, Andreza da Silva. Os saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígena. 2019. 78 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7197-
dc.description.resumoO texto traz uma abordagem sobre a educação escolar da etnia Mura que habita o município de Autazes, interior do estado do Amazonas, no contexto da Escola Municipal Indígena Dr. Jacobina, localizada na aldeia indígena São Félix, no Km 94 da AM-254, acesso pela BR-319, partindo da entrada do município do Careiro Castanho. O estudo se utiliza de uma pesquisa de campo (momento anterior), bibliográfica e documental, de abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos, a coleta de dados dos registros da observação participante (pesquis Pibic/UFAM/FAPEAM), artigos publicados da mesma e documentos legais da escola Mura e dos cursos de formação de professores. A pesquisa tem como objetivo compreender se o material “Dicionários de Receitas de Plantas Medicinais da aldeia São Félix”, promovem diálogos entre a comunidade escolar (alunos, professores, pais e lideranças) e não indígenas, sob a perspectiva de uma educação intercultural.por
dc.description.abstractThe text draws an approach on the Mura school education that lives in the municipality of Autazes, in the state of Amazonas, in the context of the Dr. Jacobina Indigenous Municipal School, located in the native village of São Félix, Km 94 of AM- 254, access by BR-319, starting from the entrance of the municipality of Careiro Castanho. The study uses a field research (previous moment), bibliographical and documentary, of qualitative approach. We used as instruments the collection of data from participant observation records (Pibic / UFAM / FAPEAM survey), published articles of the same and legal documents of Mura school and teacher training courses. The research aims to understand if the material "Recitations Dictionaries of Medicinal Plants of the village of São Félix", promote dialogues between the school community (students, teachers, parents and leaders) and non - indigenous, from the perspective of intercultural education.por
dc.description.sponsorshipCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/31338/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AndrezaDorzanio.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas indígenaspor
dc.subjectÍndios Murapor
dc.subjectRelações culturaispor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEducação multiculturalpor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleOs saberes Mura: perspectivas interculturais de educação escolar indígenapor
dc.title.alternativeThe Mura knowledge: intercultural perspectives of indigenous school educationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoMuitos campos (opcionais) a preencher (opcional), mas torna o preenchimento mais demorado.por
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndrezaDorzanio.pdf1.35 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.