???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7217
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarvalho, Mirian da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4561785403819575por
dc.contributor.advisor1Faria, Ivani Ferreira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9910677483036522por
dc.contributor.referee1Oda, Welton Yudi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2950420618885200por
dc.contributor.referee2Fortes, Mircia Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4896746518476681por
dc.date.issued2019-01-24-
dc.identifier.citationCARVALHO, Mirian da Silva. A geografia do ensino médio influencia a leitura crítica do mundo?. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7217-
dc.description.resumoEste estudo foi desenvolvido a fim de compreender as metodologias de aprendizagem aplicados à Geografia na escola Estadual Sant’Ana, localizada no município de Manaus. Buscou-se identificar as deficiências da estrutura educacional, como também as demandas e especificidades de uma aprendizagem geográfica realmente válida. Desenvolvemos uma discussão sobre o processo de acesso à educação no Brasil e sua consequência na conjuntura social contemporânea. Buscamos desenvolver alternativas onde a Geografia, mesmo inserida em um sistema tradicional e disciplinar possa ser trabalhada dentro de uma perspectiva mais democrática, numa escola pensada com e para os estudantes procurando responder se essa Geografia escolar permite o desenvolvimento de uma maior fluidez na leitura do mundo. Para alcançarmos esse entendimento trabalhamos na perspectiva da pesquisa participante, que implica convívio intenso com a escola. Foram realizadas cerca de 175 entrevistas com estudantes, educadores, secretários e gestores; rodas de conversa nas salas de aula e, posteriormente, oficinas com cartazes interativos contendo os principais questionamentos do plano de trabalho. Realizamos também levantamento bibliográfico sobre a problemática e sobre experiências alternativas dentro do campo de metodologias de aprendizagem. Um dos resultados da pesquisa, demonstra que a comunidade escolar analisada possui tendências democráticas em desenvolvimento, com destaque para a criação do Projeto Político Pedagógico e a formação do Grêmio Estudantil, e a expressiva quantidade e qualidade dos projetos desenvolvidos na escola. Salientamos que dentro do maçante sistema de ensino atual, desenvolver atividades (inclusive geográficas), que priorizem a autonomia e que deleguem aos estudantes parte da responsabilidade sobre o que eles aprendem, driblar o sistema convencional. E é possível se, tivermos um corpo docente aberto às novidades, uma gestão pedagógica que incentive o empreendedorismo intelectual e profissional de toda a escola. Ler o mundo é ter a capacidade de “conversar” com vários saberes, formar opinião respeitando as demais, e ter a capacidade de dar respostas aos problemas que afligem seu lugar. A geografia pode proporcionar uma leitura crítica do mundo, dependendo das metodologias de aprendizagens usadas, da formação e comprometimento dos professores com a educação como mecanismo evolutivo, assim como, da abertura das escolas às plurais inovações de cunho pedagógico, ideológico ou democrático.por
dc.description.abstractThis study was developed in order to understand the learning methodologies applied to Geography at the Sant'Ana State School, located in the municipality of Manaus. It sought to identify the deficiencies of the educational structure, as well as the demands and specificities of a truly valid geographical learning. We developed a discussion about the process of access to education in Brazil and its consequence in the contemporary social context. We seek to develop alternatives where geography, even inserted in a traditional and disciplinary system can be worked within a more democratic perspective, in a school designed with and for the students trying to answer if this school Geography allows the development of a greater fluidity in the reading of the world . To reach this understanding, we work in the perspective of the participant research, which implies intense conviviality with the school. Some 175 interviews were conducted with students, educators, secretaries and managers; conversation wheels in the classrooms and, later, workshops with interactive posters containing the main questions of the work plan. We also carried out a bibliographical survey about the problematic and about alternative experiences within the field of learning methodologies. One of the research results shows that the analyzed school community has democratic tendencies in development, with emphasis on the creation of the Political Pedagogical Project and the formation of the Student Group, and the expressive quantity and quality of the projects developed in the school. We emphasize that within the dull current system of education, to develop activities (including geographic), to prioritize autonomy and to delegate to students part of the responsibility for what they learn, to dribble the conventional system. And it is possible if we have a faculty open to new developments, a pedagogical management that encourages the intellectual and professional entrepreneurship of the whole school. To read the world is to have the ability to "talk" with various kinds of knowledge, to form opinions respecting others, and to be able to respond to the problems that afflict their place. Geography can provide a critical reading of the world, depending on the methodologies of learning used, the formation and commitment of teachers with education as an evolutionary mechanism, as well as the opening of schools to the plural innovations of a pedagogical, ideological or democratic natureeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/31625/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MirianCarvalho_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectGeografia - Ensino médiopor
dc.subjectEducação - Aspectos sociaispor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIApor
dc.titleA geografia do ensino médio influencia a leitura crítica do mundo?por
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MirianCarvalho_PPGEOG.pdf2.19 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons