???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Osmar Oliveira da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8271834814449210por
dc.contributor.advisor1Prata, Roberto Antonio Cordeiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5159150780688575por
dc.contributor.referee1Souza, Sílvia Dias de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7707988407123681por
dc.contributor.referee2Sousa, Jeanne Moreira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3452575521411050por
dc.date.issued2019-04-27-
dc.identifier.citationSILVA, Osmar Oliveira da. O estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagem. 2019. 46 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional), Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7249-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo de estudo melhorar a aprendizagem sobre os gráficos de funções afim no 9º ano do ensino fundamental II, utilizando problemas do cotidiano do ensino da física, como movimento retilíneo uniforme, para uma melhor compreensão gráfica desses problemas. O laboratório de robótica foi utilizado para simular, para modelar, problemas de física, em situações práticas, onde isso nos traria dados, mais tarde utilizados nos gráficos em sala de aula, com o objetivo final de melhorar a interpretação dos gráficos das funções afim.por
dc.description.abstractThis study aims to improve the learning about the graphs of related functions in the 9th year of elementary school II, using problems of everyday physical education, as a uniform rectilinear movement, for a better graphical understanding of these problems. The robotics laboratory was used to simulate, to model, physics problems, in practical situations, where this would bring us data, later used in the graphics in the classroom, with the final objective of improving the interpretation of the graphs of the related functions.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/32046/Disserta%c3%a7%c3%a3o_OsmarSilva_PROFMAT.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFunções (Matemática)por
dc.subjectRobóticapor
dc.subjectFísica - Estudo e ensino (Ensino fundamental)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICApor
dc.titleO estudo de funções afins e seus gráficos de maneira interdisciplinar utilizando a modelagem em robótica como instrumento de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userFunçãopor
dc.subject.userFunção afimpor
dc.subject.userMovimento retilíneo uniformepor
dc.subject.usergráfico de função afimpor
dc.subject.userRobóticapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_OsmarSilva_PROFMAT.pdf10.8 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.