???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7310
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Alfabetização científica por meio do conteúdo máquinas térmicas: uma perspectiva para a aprendizagem de Física
???metadata.dc.creator???: Palma, Francisco Rodrigo das Chagas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Azevedo, Rosa Oliveira Marins
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa apresenta uma possibilidade, por meio de um recurso de vídeo intitulado Ordem e Desordem: A História da Energia, de mediar na aprendizagem de Física a alfabetização científica diante dos eixos estruturados por Sasseron e Carvalho (2011). O conteúdo selecionado foi máquinas térmicas, que está contido no livro didático do segundo ano do ensino médio. Durante o processo, foram analisados quatro livros didáticos de Física utilizados nas escolas publicas de Manaus, bem como trabalhos desenvolvidos a partir da mesma temática. Na análise a respeito da estrutura apresentada neste recurso, foi percebido que os aspectos históricos e sociais relacionados a este tema são suprimidos em função de análises algébricas abstratas de seu funcionamento a partir de uma percepção física dos fenômenos que o envolvem e que não atendem às perspectivas dos eixos acima citados. Haja vista o grande impacto social causado pelo surgimento e desenvolvimento das máquinas térmicas ao longo dos séculos, buscamos, a partir do recurso mencionado, construir uma proposta que prezasse por uma aproximação do estudante aos aspectos históricos e sociais da Ciência, e, a partir disso, possibilitar a alfabetização científica durante o processo. Utilizamos como referência a teoria sócio-histórica de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de mediação feita pelo professor em relação ao processo de aprendizagem. Utilizamos o método da análise do conteúdo a partir da transcrição do vídeo para posterior reflexão das possibilidades de abordagem visando à alfabetização científica. Como resultado, tivemos a identificação de dezoito possibilidades de se abordar, de forma fragmentada, aspectos que uma vez mediado pelo professor a partir de uma organização para este fim, venha a possibilitar o processo da alfabetização científica a partir do tema proposto.
Abstract: The research presents the possibility using the resource of a video content named Order and Disorder: The history of energy, mediate in the learning process of the Physics to the Scientific Literacy in face of the structured axes by Sasseron e Carvalho (2011). The content selected was the Heat Engine which contents supports the second grade in the high school textbooks. During the process, we proceeded the analysis using four textbooks of Physics in the second year of Public School of Manaus, as well as the works, performed using the same topic. The analysis concerning the structure presented in this resource has been seen that the historical and social aspects related to this topic were suppressed according to the abstract algebraic analysis of its operation from the physical perception of the phenomena involved, and which does not comply with the perspectives of axes mentioned. As the use of Heat Engine impacted in its advent and the growth during centuries, we aimed to achieve from the mentioned resource build the proposal, which values approaching the student to the historical and social aspects of the science, and from this point enable the Scientific Literacy during the process. We applied as a reference to the social-historical theory of Vygotsky in the view of basing the teacher as a mediator in relation to the learning process. We applied the method of analysis using the content from video transcription to the later reflection of the approach possibilities aiming the Scientific Literacy. As a result, we identified eighteen possibilities to approach in fragmented way teacher can mediate for this purpose; it can also enable the Scientific Literacy process from the suggested topic.
Keywords: Física - Estudo e ensino
Máquinas térmicas
Livros didáticos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Alfabetização científica
Aprendizagem de Física
Livro didático
Conteúdo máquinas térmicas
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PALMA, Francisco Rodrigo das Chagas. Alfabetização científica por meio do conteúdo máquinas térmicas: uma perspectiva para a aprendizagem de Física. 2019. 70 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7310
Issue Date: 3-May-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FranciscoRodrigoPalma.pdf782.06 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.