???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Marcela dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2083373742513747por
dc.contributor.advisor1Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285por
dc.contributor.advisor-co1Couceiro, Paulo Rogério da Costa-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0117665735282078por
dc.contributor.referee1Castro, Thais Helena Chaves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9337143918677200por
dc.contributor.referee2Mendonça, Andréa Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0938462047218130por
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.citationBARBOSA, Marcela dos Santos. Um modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacional. 2019. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7312-
dc.description.resumoAs Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) exercem um papel cada vez mais importante para o ensino de Ciências e Matemática. Atualmente, o maior desafio é efetivamente prover essas tecnologias de forma a atender aos interesses dos professores e alunos em relação aos processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo deste trabalho é sintetizar aspectos inerentes a aprendizagem colaborativa em uma estratégia didático-pedagógica com base em um jogo móvel, contribuindo no processo de ensino-aprendizagem de química no ensino médio. Essa estratégia pedagógica contribui para a formação e interação entre grupos de alunos que compartilham objetivos comuns para a solução de problemas com interdependência para resolver ou realizar tarefas, interagindo na construção do conhecimento. A estratégia é consolidada sob forma lúdica em dispositivos móveis (smartphones, tablets, entre outros), provendo assim, disponibilidade de recursos audiovisuais, facilitação da interação, viabilização do monitoramento e o acesso contínuo ao processo de aprendizagem. A metodologia desenvolvida tem como base a teoria de Vygotsky, na qual o desenvolvimento cognitivo do aluno se dá por meio da interação social (a interação entre os indivíduos e o meio) mediada pela utilização de instrumentos. Os resultados alcançados estão associados ao aumento da autorrealização dos alunos, a promoção de maior motivação intrínseca para aprender e ao encorajamento do uso mais frequente das novas Tecnologias de Informação e Comunicação, favorecendo também o desenvolvimento da capacidade crítica por meio de discussões, além da clarificação das próprias ideias e da avaliação de ideias originadas dos colegas. Este trabalho poderá ser utilizado como ferramenta de apoio nas escolas públicas, sendo facilmente adaptável as aulas de Ciências, tornando-as mais interessantes e dinâmicas, atendendo aos interesses de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências e matemática.por
dc.description.abstractInformation and Communication Technologies (ICTs) play an increasingly important role in science and mathematics education. Today, the biggest challenge is the most effective of technologies in order to satisfy the interests of teachers and students in relation to the teaching and learning processes. The objective of this work is to synthesize the inherent aspects of collaborative learning in a didactic-pedagogical strategy based on a mobile game, contributing to the teaching-learning process of Chemistry. This pedagogical strategy contributes to training and interaction between groups of students who share common goals for a solution of problems with interdependence to solve or accomplish tasks, interacting in the construction of knowledge. The strategy is consolidated in the form of mobile devices (smartphones, tablets, among others), thus providing, audiovisual resources availability, interaction facilitation, monitoring feasibility and the learning process. A developed methodology is based on Vygotsky's theory in which the student's cognitive development occurs through the interaction between the media and the media through the use of instruments. The achieved results are associated with increased self-realization of students, promotion of greater motivation to learn, and encouragement of more frequent use of new information and communication technologies, favoring the development of critical capacity through discussions as well as clarification. the ideas and ideas of ideas originated from colleagues. This work can be used as a support tool in public classes, being easily adaptable as science classes, becoming more interesting and dynamic, attending to the interests of all those involved in the teaching-learning process of science and mathematics.por
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/32795/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MarcelaBarbosa_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subjectJogos educativospor
dc.subjectDidáticapor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO: ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleUm modelo colaborativo para o ensino de Química baseado em jogo educacionalpor
dc.title.alternativeA collaborative movel for Chemistry education based on educational gameeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoNão senti dificuldades.por
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5864-8983por
dc.creator.orcidhttp://orcid.org/0000-0002-2687-2427por
dc.subject.userJogo móvelpor
dc.subject.userAprendizado de Químicapor
dc.subject.userAprendizagem colaborativapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MarcelaBarbosa_PPGECIM.pdf2.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons