???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7341
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAmorim, Érica Kelly Nogueira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166848661285789por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Herbert Luiz Braga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4035461749959129por
dc.contributor.referee1Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193por
dc.contributor.referee2Moncayo, Vanúbia Araujo Laulate-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1326733452395883por
dc.date.issued2019-06-26-
dc.identifier.citationAMORIM, Érica Kelly Nogueira. Os temas transversais nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental: um estudo de caso. 2019. 72 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7341-
dc.description.resumoO contexto escolar leva os professores cada dia mais a buscar inovações para o fazer pedagógico. Os temas transversais surgem com o propósito de levar às escolas a discussão da construção de cidadania com seus alunos, para que estes possam ser capazes de viver e conviver em sociedade. Dessa maneira, este trabalho teve como objetivo geral investigar se e como os temas transversais estão sendo trabalhados nas aulas dos professores de Língua Inglesa dos anos finais da rede municipal de ensino de Manaus. Como objetivos específicos, verificar como os temas transversais estão inseridos na prática docente desses professores de Língua Inglesa e também discutir quais são os possíveis obstáculos e benefícios de se trabalharem esses temas em sala de aula. A fundamentação teórica está ancorada nos Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: língua estrangeira (BRASIL, 1998b) e também nos Parâmetros Curriculares Nacionais dos Temas Transversais (BRASIL, 1998a), Base Nacional Comum Curricular do ensino fundamental (BRASIL, 2018), Transversalidade e Temas Transversais (ARAÚJO, 2003; YUS, 1998), bem como no trabalho de outros pesquisadores que, assim como eu, tentaram de alguma maneira contribuir com o tema. Esta pesquisa assume o paradigma qualitativo (OLIVEIRA, 2012), utilizando o estudo de caso (BOGDAN e BIKLEN, 1994; GIL, 2008; YIN, 2001) como metodologia. A pesquisa foi realizada com seis professores que ministram o componente curricular Língua Inglesa na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. A geração dos dados foi feita por meio de questionários (investigativo e de perfil) e observação das aulas dos participantes da pesquisa. Ao final do trabalho, são apresentadas sugestões de estudos e trabalhos, visando dar prosseguimento a futuras pesquisas sobre o tema. Palavras-chave: Transversalidade. Temas transversais. Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa. Ensino fundamental.por
dc.description.abstractThe school context leads teachers every day to look for innovations to the pedagogical doing. The transversal themes arise with the purpose of bringing schools to the discussion of building citizenship with their students, so that they can be able to live in society. Therefore, this work had aims at investigating if the transversal themes have been worked in the English teachers’ classes of the Elementary School at Manaus Municipal Department of Education and how such themes have been taught. As specific objectives, to verify how the transversal theme are inserted in the teaching practice of these English teachers, and also to discuss the possible obstacles and benefits of working on these subjects in the classroom. The theoretical basis is anchored in the National Curricular Parameters: third and fourth cycles: foreign language (BRAZIL, 1998b) and also in the National Curricular Parameters of the Transversal Themes (BRAZIL, 1998a), Transversality and Transversal Themes (ARAÚJO, 2003; YUS, 1998), as well as in the work of other researchers who, like me, have tried to contribute in some way about the subject. This research takes the qualitative paradigm (OLIVEIRA, 2012), using the case study (BOGDAN and BIKLEN, 1994; GIL, 2008; YIN, 2001) as methodology. The research was fulfilled with six English teachers of Manaus Municipal Department of Education. The data were generated through questionnaires (investigative and profile) and class observation of the research participants. At the end of the work, suggestions are presented for studies and works, aiming to continue future research on the subject. Key Words: Transversality. Transversal Themes. Teaching-learning of English. Elementary School.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/33215/Disserta%c3%a7%c3%a3o_%c3%89ricaAmorim_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesa - Estudo e ensino - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleOs temas transversais nas aulas de língua inglesa do ensino fundamental: um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userTransversalidadepor
dc.subject.userTemas transversaispor
dc.subject.userEnsino-aprendizagem de Língua Inglesapor
dc.subject.userEnsino fundamentalpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ÉricaAmorim_PPGL.pdf1.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.