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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7408
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Quarto de despejo: gênero e autobiografia na literatura de Carolina Maria de Jesus |
???metadata.dc.creator???: | Ferreira, Naiva Batista ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Zucolo, Nicia Petreceli |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Freitas, Sávio Roberto Fonsêca de |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Pacheco, Maria Lucia Tinoco |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente texto possui como ponto estruturante dois eixos reflexivos voltados para a obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus. A princípio, reflete-se a respeito do caráter literário e autobiográfico para, então, posteriormente, reportar-se às relações de poder e gênero que permeiam a vida da escritora. Partindo-se do princípio de que “a literatura possa ser considerada em seus efeitos estéticos, históricos, sociais e culturais”, na visão de Jaime Ginzburg (2011), optou-se pela apreciação crítica da obra, na perspectiva da autobiografia e do estudo de gênero no processo de construção da identidade da escritora/narradora/personagem. A partir de uma abordagem teórica que articule Literatura, Antropologia e História das mulheres, conjectura-se que a criação literária de Carolina, inúmeras vezes desprezada pelos acadêmicos ortodoxos, representa uma expressão ímpar da literatura negra, ao buscar dar visibilidade às vozes silenciadas pelos processos estéticos canônicos na história da literatura, assim como também legitima as representações culturais femininas desautorizadas. |
Abstract: | El presente texto posee como punto principal de su estructura dos ejes reflexivos direccionados hacia la obra Quarto de despejo: diário de uma favelada (1960), de Carolina Maria de Jesus. Al principio, se refleja al respecto del carácter literario y autobiográfico para, entonces, posteriormente, reportarse a las relaciones de poder y género que están presentes en la vida de la escritora. Partiendo del pensamiento de que “la literatura pueda ser considerada en sus efectos estéticos, históricos, sociales y culturales” en el punto de vista de Jaime Ginzburg (2011), se optó por la apreciación crítica de la obra, en la perspectiva de la autobiografía y del estudio de género en el proceso de construcción de la identidad de la escritora/narradora/personaje. Se conjectura, también, que la creación literaria de Carolina, muchas veces despreciada por los académicos ortodoxos, representa una expresión singular de la literatura negra, pues busca dar visibilidad a las voces silenciadas por los procesos estéticos canónicos en la historia de la literatura, así como legitima representaciones culturales femeninas no autorizadas. |
Keywords: | Carolina Maria de Jesus - Biografia - Análise Personalidades negras Negras na literatura |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES |
???metadata.dc.subject.user???: | Carolina Maria de Jesus Testemunho Cânone Estudos de gênero |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Letras |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Letras |
Citation: | FERREIRA, Naiva Batista. Quarto de despejo: gênero e autobiografia na literatura de Carolina Maria de Jesus. 2019. 93 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7408 |
Issue Date: | 29-Aug-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Letras |
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