???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7427
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Um problema contextualizado: análise da série harmônica |
???metadata.dc.creator???: | Melo, Marcelo Moura ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Oliveira, Nilomar Vieira de |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Prata, Roberto Antônio Cordeiro |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Moraes, Nadime Mustafa |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho traz uma questão contextualizada utilizada em livros de cálculo e física, revistas de matemáticas, edições técnicas, também encontrada em exames de acesso a universidades brasileiras e instituições exteriores. A matemática será apresentada não só como uma disciplina de análise pura, mas como uma ferramenta de apoio interdisciplinar. Este problema clássico de física provocou uma grande repercussão na comunidade dos mais profícuos e iluminados matemáticos. Este contexto histórico é atualmente empregado como exercício de uma disciplina didática na construção do aprendizado e do saber. O objetivo da contextualização é ajudar na fixação dos conceitos básicos, muitas vezes omissos ou negligenciados em sala de aula. Também visa consolidar uma base de apoio para educadores, uma vez que foi realizada uma pesquisa nas mais diversas literaturas disponíveis. |
Abstract: | This work brings a contextualized question used in calculus and physics books, math magazines, technical issues, also found in exams to Access Brazilian universities and external institutions. Mathematics will be presented not only as a pure analytical discipline, but as na interdisciplinary support tool. This classic problem of physics provoked a great repercussion in the community of the most prolific and enlightened mathematicians. This historical context is currently used as na exercise of didactic discipline in the construction of learning and knowledge. The purpose of contextualization isto help in setting the basic concepts of term overlooked or neglected in the classroom. It also aims to consolidate a base of support for educators, since a research was carried out in the most diverse literature available. |
Keywords: | Números naturais Análise matemática Física matemática |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA: MATEMÁTICA: MATEMÁTICA APLICADA: ANALISE NUMÉRICA |
???metadata.dc.subject.user???: | Série Harmônica, Soma dos inversos dos números naturais, Divergência de série |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Instituto de Ciências Exatas |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Matemática |
Citation: | Um problema contextualizado: análise da série harmônica. 2019. 38 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7427 |
Issue Date: | 30-Sep-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática - PROFMAT |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_MarceloMelo_PROFMAT | 6.77 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.