???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaiva, Cristiano da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8122458137154542por
dc.contributor.advisor1Souza, Geraldo Alves de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635217940838482por
dc.contributor.referee1Souza, Geraldo Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0635217940838482por
dc.contributor.referee2Souza, Maria Adélia-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5469540377902704por
dc.contributor.referee3Schor, Tatiana-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4256319041323029por
dc.date.available2999-12-31por
dc.date.issued2019-08-19-
dc.identifier.citationPAIVA, Cristiano da Silva. Análise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao Campus. 2019. 205 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7446-
dc.description.resumoO objetivo principal deste trabalho foi reconhecer a distribuição espacial de moradia dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (nos bairros de Manaus), bem como os meios de transporte utilizados para acessar ao Campus universitário e a variação da duração das viagens em função do modo de transporte utilizado. É importante ponderar que o presente trabalho partiu da hipótese de que a distribuição residencial dos estudantes dos cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (por bairros de Manaus), o modo de transporte utilizado para acessar ao Campus Universitário, a extensão e a duração das viagens eram influenciadas pela renda média das famílias. Através dos resultados e análises deste trabalho foi possível concluir que as hipóteses se confirmaram demonstrando que os estudantes provenientes de bairros de maior poder aquisitivo ocupam as vagas dos cursos de maior concorrência como direito e medicina, enquanto os de bairros mais pobres se fizeram mais representados nas vagas de cursos menos concorridos como matemática e pedagogia. A resposta também se demonstrou positiva em relação aos estudantes de cursos com maior concorrência utilizarem o transporte individual, enquanto os de cursos menos concorridos fazem uso do transporte coletivo. A última hipótese a respeito das viagens dos estudantes que utilizam o transporte coletivo para acessar o Campus Universitário serem mais longas e terem maior duração que as daqueles que utilizam o transporte individual, demonstra que é necessário ações no sentido de mitigar estes impactos.por
dc.description.abstractThe main objective of this study was to recognize the spatial distribution of housing for undergraduate students at the Federal University of Amazonas (in the districts of Manaus), as well as the means of transportation used to access the university campus and the variation of travel duration in the mode of transport used. It is important to consider that the present study was based on the hypothesis that the residential distribution of undergraduate students from the Federal University of Amazonas (by districts of Manaus), the mode of transportation used to access the University Campus, the length and duration of were influenced by the average household income. Through the results and analyzes of this work in the previous chapters it was possible to conclude that the hypotheses were confirmed demonstrating that the students coming from neighborhoods of greater purchasing power tend to occupy the vacancies of the courses of greater competition like law and medicine, while those of poorer districts were more represented in the vacancies of courses less concurred like mathematics and pedagogy. The response was also positive for students from more competitive courses using individual transport, whereas those from less crowded courses make use of public transport. The last hypothesis regarding the trips of students that use public transport to access the University Campus are longer and have a longer duration than those who use individual transportation, demonstrates that actions are needed to mitigate these impacts.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatimage/jpeg*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/34640/Disserta%c3%a7%c3%a3o_CristianoPaiva_PPGEOG.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Geografiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTransporte - Estudantes - Manaus (AM)por
dc.subjectÔnibus - Linhas - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANAS: GEOGRAFIA: GEOGRAFIA HUMANA: GEOGRAFIA URBANApor
dc.titleAnálise da distribuição espacial dos bairros de moradia dos estudantes de graduação da UFAM, modos de transporte e impactos sobre a duração das viagens para acesso ao campuspor
dc.title.alternativeAnalysis of spatial distribution of neighborhood house of UFAM graduation students, transportation modes and impacts on the duration of travel for access to campuseng
dc.title.alternativeAnálisis de la distribución espacial de las casas de los estudiantes de grado de la UFAM, modos de transporte e impactos en la duración del viaje para acceder al campusspa
dc.title.alternativeAnalyse de la distribution spatiale de la maison de voisinage UFAM diplômes étudiants, de transport et modes impacts sur la durée de voyage pour l'accès aux campusfra
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9448-4434por
dc.subject.userBairros de moradiapor
dc.subject.userEstudantes de graduaçãopor
dc.subject.userUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.subject.userAcesso ao Campuspor
dc.subject.userModos de transportepor
dc.subject.userHousing neighborhoodseng
dc.subject.userGraduate studentseng
dc.subject.userFederal University of Amazonaseng
dc.subject.userModes of transporteng
dc.subject.userAccess to Campuseng
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_CristianoPaiva_PPGEOG.pdf11.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons