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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Comportamento mecânico de misturas asfálticas produzidas com grafite puro e pulverizado no moinho de alta energia
???metadata.dc.creator???: Pereira, Alex Gomes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Frota, Consuelo Alves da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pinheiro, Ana Maria Guerra Serafico
???metadata.dc.contributor.referee2???: Paula, Marcos Marques da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Os pavimentos são submetidos as cargas dinâmicas resultantes de várias combinações de carregamentos decorrentes dos veículos e condições ambientais. O desempenho de concretos asfálticos em termos de comportamento viscoelástico linear pode ser previsto usando o comportamento tensão-deformação que pode ser definido pelo módulo complexo. Dentre as opções mais modernas para sua obtenção, encontram-se os testes de flexão a quatro pontos. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo estudar o comportamento de mecânico de misturas asfálticas produzidas com grafite puro e pulverizado no moinho de alta energia (MAE), por meio do ensaio de flexão em viga a quatro pontos. O programa experimental consistiu na produção de corpos de prova prismáticos de misturas asfálticas com fíler tradicional (CA-REF) e alternativas (CA-GRAFP, CA-GRAFM), que foram submetidos aos ensaios no equipamento “Pneumatic 4 Point Bending Apparatus”. A metodologia seguiu as recomendações da norma europeia EN 12697-26: Bituminous mixtures - test methods for hot mix asphalt, part 26: Stiffness, com aplicação de carregamento senoidal uniaxial de compressão, amplitude de deformação de 50 μm/m, sob as frequências de 0,1 Hz, 0,2 Hz, 0,5 Hz, 1 Hz, 2 Hz, 5 Hz, 10 Hz, 20 Hz e temperaturas de ensaio de 0 °C a 40 °C, com incrementos de 5 °C. Os valores obtidos mostraram que os compósitos asfálticos produzidos com grafite registraram os melhores resultados de para módulo complexo quanto o ângulo de fase, em comparação com a formulação referência.
Abstract: Pavements are subjected to dynamic loads resulting from various vehicle loading combinations and environmental conditions. The performance of asphalt concretes in terms of linear viscoelastic behavior can be predicted using the stress-strain behavior that can be defined by the complex modulus. Among the most modern options for obtaining them are four-point flexion tests. In this context, the present work aimed to study the mechanical behavior of asphalt mixtures produced with pure and pulverized graphite in the high energy mill (MAE), by means of the four-point bending test. The experimental program consisted of the production of prismatic specimens of traditional asphalt mixtures (CA-REF) and alternative mixtures (CA-GRAFP, CA-GRAFM), which were subjected to testing on the Pneumatic 4 Point Bending Apparatus equipment. The methodology followed the recommendations of the European standard EN 12697-26: Bituminous mixtures - test methods for hot mix asphalt, part 26: Stiffness, with uniaxial compression sine loading, strain amplitude of 50 μm / m, under the frequencies of 0.1 Hz, 0.2 Hz, 0.5 Hz, 1 Hz, 2 Hz, 5 Hz, 10 Hz, 20 Hz and test temperatures from 0 ° C to 40 ° C in 5 ° C increments. The values obtained showed that asphalt composites produced with graphite registered the best results for complex modulus as the phase angle, compared to the reference formulation.
Keywords: Pavimentos de asfalto
???metadata.dc.subject.cnpq???: ENGENHARIAS: ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA
???metadata.dc.subject.user???: Flexão a quatro pontos
Módulo complexo
Ângulo de fase
Grafite
Grafite pulverizado
Concreto asfáltico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ciência e Engenharia de Materiais
Citation: PEREIRA, Alex Gomes. Comportamento mecânico de misturas asfálticas produzidas com grafite puro e pulverizado no moinho de alta energia. 2019. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7459
Issue Date: 18-Oct-2019
Appears in Collections:Mestrado em Ciência e Engenharia de Materiais

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