???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFarias, Izabely Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7358735298409039por
dc.contributor.advisor1Nascimento, Cássia Maria Bezerra do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0645346199787535por
dc.contributor.referee1Martins, Elizabeth Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0811163781077772por
dc.contributor.referee2Zucolo, Nicia Petreceli-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4572857563677466por
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.citationFARIAS, Izabely Barbosa. A jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeia. 2019. 76 f. Dissertação, (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7464-
dc.description.resumoO percurso de Sérgio e dos outros meninos n'O Ateneu, de Raul Pompeia, é tema desta dissertação que investiga como as etapas de formação do herói são análogas à jornada vivida por estudantes do romance realista de Pompeia, partindo do pressuposto de trajetória sistematizada por Joseph Campbell, que propõe o percurso sendo expresso por meio do monomito, cuja estrutura nuclear comporta as fases da trajetória do herói, a saber: separaçãoiniciação-retorno. Percebemos no Ateneu um ambiente de sobrevivência, deformação e desumanização, em que as cenas de violência compõem a trajetória dos internos no Brasil do século XIX (recriado por meio da ficção). O internato é espaço essencial na formação humana (do herói), sendo o Ateneu o oposto ao ambiente de formação de heróis. Para tanto, a abordagem teve como fundamentação teórica: os estudos sobre o Romance, do romantismo e do realismo europeus e brasileiros em Ian Watt, Antonio Candido e Alfredo Bosi; a trajetória e as transformações do herói em Aristóteles e Mikhail Bakhtin, aqui destacadas em Joseph Campbell; a teoria da residualidade literária e cultural, sistematizada por Roberto Pontes, e presente em José William Craveiro Torres; a História das Mentalidades em Jacques Le Goff, Georges Duby; a formação humana em Erasmo de Roterdã; a História da Educação em Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho e Cynthia Greive Veiga.por
dc.description.abstractThe course of Sérgio and the other boys in The Athenaeum, by Raul Pompeia, is the subject of the present research that investigates how the stages of formation of the hero are analogous to the journey experienced by students of realist romance by Pompeia, starting from the assumption of trajectory systematized by Joseph Campbell who proposes the course being expressed through the monomito whose nuclear structure comprises the phases of the hero 's trajectory, namely: separation - initiation - return. We perceive at the Athenaeum boarding school an environment of survival, deformation and dehumanization in which scenes of violence make up the trajectory of inmates in nineteenth-century Brazil (re-created through fiction). The school in Raul Pompeia's novel as an essential space in human formation (of the hero), the Athenaeum being the opposite of the environment of formation of heroes. The approach sought as theoretical foundation: the studies about European and Brazilian of Romance, Romanticism and Realism in Ian Watt, Antonio Candido and Alfredo Bosi; the trajectory and the transformations of the hero in Aristotle and Mikhail Bakhtin, highlighted here in Joseph Campbell; the theory of literary and cultural residuality, systematized by Roberto Pontes, and present in José William Craveiro Torres; the History of Mentalities in Jacques Le Goff and Georges Duby; the human formation in Erasmus of Rotterdam; the History of Education in Eliane Marta Teixeira Lopes, Luciano Mendes Faria Filho and Cynthia Greive Veiga.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/34845/Disserta%c3%a7%c3%a3o_IzabelyFarias_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectPompéia, Raul, 1863-1895. Ateneupor
dc.subjectRealismopor
dc.subjectEducação na literaturapor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LETRASpor
dc.titleA jornada do herói Sérgio e dos outros meninos n’O Ateneu, de Raul Pompeiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7197-5898por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2571-2085por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7817-6749por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8544-7925por
dc.subject.userRomancepor
dc.subject.userRealismopor
dc.subject.userTrajetória do heróipor
dc.subject.userResidualidadepor
dc.subject.userO Ateneupor
dc.subject.userRaul Pompeiapor
dc.subject.userEducação humanapor
dc.subject.userEducaçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_IzabelyFarias_PPGL.pdf1.78 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.