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dc.creatorCorrêa, Silvia Adriana Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8540960957459216por
dc.contributor.advisor1Candotti, Fábio Magalhães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1238486546150788por
dc.contributor.referee1Freitas, Marilene Correa da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679por
dc.contributor.referee2Scherer, Elenice Faria-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9963969899295818por
dc.date.issued2017-11-07-
dc.identifier.citationCORRÊA, Silvia Adriana Lima. A reprodução do Estigma: sobre um (des) conhecido "lugar perigoso" da periferia de Manaus. 2017. 188 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2017.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7578-
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a discutir os processos sociais inseridos nas diferentes etapas de deterioração da imagem de determinado lugar em relação ao seu conjunto. Seu objetivo é compreender como esses processos se dão em uma comunidade do bairro Petrópolis, referida neste texto pelo nome fictício “Santa Clara”, onde uma localidade de entorno de igarapé foi eleita o “lugar perigoso”. Propõe-se uma análise da construção histórica e social desse “lugar perigoso”, compreendendo-o, antes, tanto como um produto-fim de um amplo projeto societário neoliberal, cujas escolhas político-econômicas permitem a multiplicação de espaços de moradia precária no contexto urbano contemporâneo, quanto como gradação última em uma ordem macro de relações de poder e força, em que se tem a formação de grupos classificáveis, mais ou menos aceitáveis, no mundo social. O Bodozal, nome pelo qual é designado o “lugar perigoso” da comunidade Santa Clara, é um exemplo emblemático de como os simbolismos afetam de forma concreta a produção das realidades, tornando “verdades” informações que sequer requerem prévias reflexões para assim figurarem. A partir de uma análise relacional, observou-se dois grupos que se destacaram em campo antagonicamente: os moradores das ruas da parte alta da comunidade, associados à sua área “boa para morar”; e os moradores dos becos, na baixada, à margem do igarapé, residentes na localidade “degradada” da comunidade. As representações sobre o “lugar perigoso” em questão justificam-se por dois bons motivos. Primeiro, pelas condições materiais de moradia precária e pelo simbolismo imputado à ideia de “favela”, cujo modelo mental reporta às periferias das cidades centrais do país, projeção essa que faz com que a ficção se sobreponha à experiência diária do lugar localizado na periferia de Manaus. Segundo, pela posição dessa localidade no espaço social no contexto da cidade de Manaus, a saber, as margens de um dos igarapés que entrecortam o perímetro urbano da cidade, cujo significado socialmente construído é esmiuçado no decorrer desta dissertação. A confluência de tais condições sustenta, no plano simbólico, um processo de distanciamento e desumanização da imagem do morador desse tipo de localização, esses lidos socialmente e de forma generalizante como “bandidos”, “gente que não presta”, ainda que o cotidiano da localidade não apresente um quadro proporcional à expectativa sobre ela lançada. Ao mesmo tempo produz-se condições reais, cenário e roteiro perfeitos para a reprodução de práticas condenáveis socialmente ou, sendo mais direta, para a reprodução de práticas consideradas criminosas em contexto atual e que se fazem presente na localidade. À medida em que essas condições e julgamentos se reforçam por meio dos processos de comunicação, as ruas da parte alta se valorizam, em oposição à baixada que figura como espaço sem valor. Mas, se o jogo de distinção implica em relações de alteridade para obtenção de um posição privilegiada no mundo social, para os moradores da baixada essa dinâmica pode representar uma boa possibilidade para a fuga da desclassificação social. Então, da mesma forma que são julgados, os moradores da baixada também julgam a partir de critérios estabelecidos entre si, recorrendo aos critérios de diferenciação e reconhecimento em que tentam eleger os mais desclassificados em contexto local. O estigma territorial lançado sobre a localidade e todos seus efeitos concretos apenas se reforçam, paradoxalmente, por meio dos mesmos indivíduos que lhes estão sujeitos.por
dc.description.abstractThis dissertation proposes to discuss the social processes inserted in the different stages of deterioration of the image of a certain place in relation to its set. Its objective is to understand how this dynamics occurs in a community of Petrópolis neighborhood, referred to in this text by the fictitious name "Santa Clara", where a locality of igarapé surroundings was elected the "dangerous place" in relation to the other locations of its surroundings. It proposes an analysis of the historical and social construction of this "dangerous place", understanding it rather as a product-end of a broad neoliberal societal project, whose political-economic choices allow the multiplication of precarious housing spaces in the context as a final gradation in a macro order of relations of power and force, in which one has the formation of classifiable groups, more or less acceptable, in the social world. The Bodozal, named for the "dangerous place" of the Santa Clara community, is an emblematic example of how symbolisms concretely affect the production of realities, making "truths" information that does not even require previous reflections to figure it out. From a relational analysis, we observed two groups that stood out in an antagonistic field: the residents of the upper part of the community, associated with their "good to live" area; and the residents of the alleys, in the lowland, on the fringes of the stream, residing in the "degraded" locality of the community. The representations of the "dangerous place" in question are justified by two good reasons. Firstly, due to the material conditions of precarious housing and the symbolism imputed to the idea of the "favela" to which it associates, whose mental model reports to the peripheries of the central cities of the country, a projection that makes fiction to a large extent overlap to the daily experience of the place located in the outskirts of Manaus. Secondly, the social space that represents this type of location in the context of the city of Manaus, namely, the banks of one of the igarapés intersecting the urban perimeter of the city, whose socially constructed meaning is elucidated in the course of this dissertation. The confluence of such information leads to a process of detachment and dehumanization of the image of the resident of this type of location, those read socially and in a generalizing manner as "bandits", "people who do not lend", even if the daily life of the locality does not present a proportional to the expectation it has At the same time, real conditions, a perfect scenario and script are produced for the reproduction of socially damaging practices or, more directly, for the reproduction of practices considered criminal in the present context and that are present in the locality. To the extent that this information is reinforced through communication processes, the streets of the upper part are valued, as opposed to the lowland that appears as worthless space. But if the game of distinction implies relations of alterity to obtain a privileged position in the social world, for the inhabitants of the lowland this dynamic may represent a good possibility for the escape of social disqualification. Then, just as they are judged, the residents of the lower town also judge from established criteria. Recalling the criteria of differentiation and recognition in which they try to elect the most disqualified in a local context, the territorial stigma thrown on the locality and all its concrete effects are only reinforced, paradoxically, by the same individuals who are subject to themeng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/36237/Disserta%c3%a7%c3%a3o_SilviaCorr%c3%aaa_PPGS.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociologiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPeriferias - Manaus (AM)por
dc.subjectPolítica populacionalpor
dc.subjectBairros - Planejamentopor
dc.subjectViolência urbana - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleA reprodução do Estigma: sobre um (des) conhecido "lugar perigoso" da periferia de Manauspor
dc.title.alternativeReproduction of stigma: About Known dangerous place on the outskirts of Manaus.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.infoA dissertação foi premiada pela UFAM, escolhida como a melhor dissertação de 2017 do programa de sociologia da UFAM.por
dc.subject.userEstigma territorialpor
dc.subject.userRelações de poderpor
dc.subject.userPerigopor
dc.subject.userViolência Simbólicapor
dc.subject.userPeriferia Manauarapor
dc.subject.userTerritorial Estigmaeng
dc.subject.userPower Relationseng
dc.subject.userDangereng
dc.subject.userViolence Symboliceng
dc.subject.userManauara outskirtseng
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