???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7727
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBenfica, Karol Regina Soares-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6636474515060711por
dc.contributor.advisor1Mendonça, Fernanda Dias de Los Rios-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7211102809346198por
dc.contributor.referee1Teixeira, Wagner Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289por
dc.contributor.referee2Monteiro, Marta de Faria e Cunha-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4672487830828193por
dc.date.issued2019-11-29-
dc.identifier.citationBENFICA, Karol Regina Soares. Proposta curricular do ensino médio de língua português no Amazonas: lacunas e silenciamentos. 2019. 74 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7727-
dc.description.resumoEsta pesquisa consistiu na análise da Proposta Curricular do Ensino Médio de Língua Portuguesa do estado do Amazonas reestruturada pela Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (SEDUC/AM). O aporte teórico que sustenta este trabalho corresponde aos princípios da Linguística Aplicada, enquanto campo fértil de investigação no que se refere ao ensino de Língua Portuguesa. Ancorada nos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos do Círculo de Bakhtin e da Análise Dialógica do Discurso (ADD), subsidiada nos mesmos pressupostos, tendo como objetivo quais as lacunas e os silenciamentos da Proposta Curricular de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Amazonas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual as interpretações são pautadas na ADD proposta por Bakhtin. Enquanto subsídio para a análise, foram considerados os seguintes documentos oficiais: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998, 1999 e 2000) e Orientações Curriculares do Ensino Médio de Língua Portuguesa (OCEM, 2006). Os enunciados oriundos da Proposta apresentam-se em uma estrutura discursiva em que a vontade de mudar e de se materializar existe no ensino de língua, no entanto, o que se evidencia, ainda é um estudo equivocado na condução desse ensino, marcado por um encaminhamento tradicional, que insiste em permanecer por conta da pouca compreensão acerca de ensino de língua/linguagem que perpassa o contexto educacional.por
dc.description.abstractThis research consisted on the analysis of the Portuguese Language High School Curricular Proposal of the state of Amazonas, which was restructured by the State Secretariat of Education and Teaching Quality (SEDUC/AM). The theoretical support that supports this work corresponds to the principles of Applied Linguistics, as fertile field of research regarding Portuguese language teaching. The research was anchored on the theoretical-epistemological and methodological assumptions from Bakhtin Circle and the Dialogical Analysis of the Discourse (ADD), subsidized in the same assumptions, having as objective which gaps and silences from the Portuguese Language High School Curricular Proposal of the state of Amazonas. It is a qualitative research, in which the interpretations are based on the ADD proposed by Bakhtin. As an allowance for the analysis, following official documents are considered: National Curriculum Parameters (PCN, 1998, 1999 e 2000) and Portuguese Language High School Curricular Guidelines (OCEM, 2006). The statements coming from the Proposal are presented in a discursive structure in which the desire to change and materialize exists in language teaching, however, the evidenced, it is that there is still a wrong study in the conduction of this teaching, marked by a traditional approach, which insists on remaining on account of the poor understanding about language teaching that permeates the educational context.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/38029/Disserta%c3%a7%c3%a3o_KarolBenfica_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua portuguesa (Ensino médio)por
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectCírculo de Bakhtinpor
dc.subjectLíngua portuguesa - Ensino - Amazonaspor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES: LINGUÍSTICA: LINGUÍSTICA APLICADApor
dc.titleProposta curricular do ensino médio de língua português no Amazonas: lacunas e silenciamentospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEnsino de Língua Portuguesapor
dc.subject.userEnsino Médiopor
dc.subject.userLinguística Aplicadapor
dc.subject.userAnálise Dialógica do Discursopor
dc.subject.userBakhtinpor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_KarolBenfica_PPGL.pdfDissertação_KarolBenfica_PPGL814.18 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.