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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7806
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A dimensão subjetiva do trabalho acadêmico: com a palavra os estudantes de pós-graduação
Other Titles: The subjective dimension of academic work: postgraduate students in the spotlight
???metadata.dc.creator???: Pinheiro, Carolina Jean 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Moraes, Rosângela Dutra de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Vasconcelos, Ana Cláudia Leal
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Ronaldo Gomes
???metadata.dc.description.resumo???: O universo acadêmico tem sido alvo de inúmeras transformações na contemporaneidade, com desdobramentos que tem alcançado a dimensão subjetiva de alunos de mestrado e doutorado, especialmente com a intensificação do produtivismo. Assim, esta dissertação tem por objetivo compreender a dimensão subjetiva do trabalho de estudantes de pós-graduação de uma universidade federal localizada na cidade de Manaus/AM, partindo dos fundamentos teóricos-metodológicos da Psicodinâmica do Trabalho – PdT, desenvolvida por Christophe Dejours. A PdT considera que o sentido atribuído pelos trabalhadores a determinada situação de trabalho é fundamental para compreender as vivências de prazer-sofrimento, diante do real do trabalho e da organização do trabalho. Neste sentido, é através da reflexão e da fala que os estudantes de pós-graduação podem impulsionar a mobilização necessária para as transformações das vivências de sofrimento no trabalho em vivências de prazer. Para tanto, a pesquisa foi de caráter qualitativo e utilizou a sistemática de análise do Método de Comparação Constante - MCC para análise dos dados. A coleta dos dados foi realizada através de entrevistas individuais com a utilização de roteiro semiestruturado, as quais foram gravadas em áudio, transcritas e analisadas. Os participantes foram 13 (treze) estudantes de pós-graduação stricto sensu, mestrado ou doutorado. Os resultados possibilitaram conhecer a face do trabalho acadêmico no lócus pesquisado, um trabalho cuja definição ainda é difusa, muitas vezes invisível e precarizado, marcado pela sobrecarga, com bolsas de fomento de valores insuficientes e desatualizados, sustentado pela ideia simbólica da construção de um projeto de vida. Além disso, foi possível apreender as vivências de prazer, as quais estão relacionadas à autonomia, ao aprendizado e à possibilidade de transformação do mundo através da aplicabilidade e utilidade das pesquisas. Quanto os agravantes de sofrimento figuram os processos relacionados à escrita, as cobranças excessivas para publicações de excelência, o sentimento de inadequação ou do medo de não estar à altura das exigências, a obrigatoriedade de disciplinas que não são centrais para as pesquisa, a burocracia que atrasa, emperra ou impede o andamento das pesquisas e as incertezas perante o futuro, seja na docência ou na pesquisa. Como estratégias de mediação foi identificado que estas atuam primordialmente para adaptação ao trabalho, sendo amparadas nas relações sociais dentro e fora do trabalho acadêmico, nos exercícios físicos, na meditação, no gerenciamento do tempo, na atitude positiva e na procrastinação ou a inércia. Por fim, foram sinalizadas como patologias no contexto do trabalho acadêmico na pós-graduação: a ansiedade, o estresse, a depressão, o sobrepeso, a enxaquecas, as cefaleias, a gastrite nervosa e até ideações suicidas.
Abstract: The academic sphere has been the target of numerous transformations in the contemporary world, with developments that have reached the subjective dimension of masters and doctoral students, especially with the intensification of productivism. Thus, this dissertation aims to understand the subjective dimension of the work of postgraduate students of a federal university located in the city of Manaus / AM, starting from the theoretical-methodological foundations of Psychodynamics of Work, developed by Christophe Dejours. This particular theory considers that the meaning attributed by workers to a given work situation is fundamental to understand the experiences of pleasure and suffering, in the face of the real work and the organization of work. In this sense, it is through reflection and speech that postgraduate students can boost the necessary mobilization to transform the experiences of suffering at work in experiences of pleasure. This research uses qualitative method and will use the Constant Comparison Method - MCC for data analysis. Data collection was conducted through individual interviews using semi-structured script, which were recorded in audio, transcribed, and analyzed. Participants were 13 (thirteen) graduate students stricto sensu, master's or doctoral degree. The results allowed us to know the face of the academic work in the researched locus, a diffuse comprehension of itself as work, often invisible and precarious, marked by overload, with insufficient and outdated scholarships, sometimes supported only by the symbolic idea of building a project of life. In addition, it was possible to perceive the experiences of pleasure, which were related to the autonomy, the learning, and the possibility of transforming the world through the applicability and usefulness of the researches. But the aggravating factors of suffering include the processes related to writing, excessive demands for excellent publications, the feeling of inadequacy or the fear of not being up to the tasks, the obligatoriness of disciplines that are not central to the researches, the bureaucracies that delay or impede the progress of the research and the uncertainties about the future, whether in teaching or research career. Strategies of mediation such as feeling supported in social relationships inside and outside academic work, physical exercises, meditation, time management, positive attitude and procrastination or inertia it was possible these acts primarily to adapt to work. Finally, pathologies such as anxiety, stress, depression, overweight, migraine or headache, nervous gastritis and even suicidal ideation were flagged in the post-graduation context.
Keywords: Produtivismo
Psicodinâmica do Trabalho
Saúde mental
Vivências de prazer-sofrimento
Estudantes de pós-graduação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA
???metadata.dc.subject.user???: Sofrimento Acadêmico
Pós-Graduação
Psicodinâmica do Trabalho
Saúde Mental
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Psicologia
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Citation: PINHEIRO, Carolina Jean. A dimensão subjetiva do trabalho acadêmico: com a palavra os estudantes de pós-graduação. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7806
Issue Date: 12-Aug-2019
Appears in Collections:Mestrado em Psicologia

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