???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7919
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraujo, Junior Peres de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8542714516214673por
dc.contributor.advisor1Matos, Gláucio Campos Gomes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3029233831909914por
dc.contributor.referee1Corrêa da Silva, Heloísa Helena-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4664295271962137por
dc.contributor.referee2Sousa, Sebastião Rocha de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2319536054035747por
dc.date.issued2020-07-22-
dc.identifier.citationARAUJO, Junior Peres de. O saber fazer indígena na educação escolarizada - análise em uma escola Ticuna. 2020. 101 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Tabatinga-AM, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7919-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta um estudo sobre abordagem e valorização de saberes tradicionais no espaço formal de educação do povo Ticuna, tendo como campo de pesquisa a comunidade Umariaçú I em Tabatinga-AM, situado à margem direita do Rio Solimões. A necessidade e emergência por visibilidade, difusão e valorização dos saberes práticos indígenas foi a mola propulsora para a escolha desta temática, pois o aproximamento da reflexão acerca no espaço de construção do conhecimento institucional acadêmico às experiências de contato cultural cotidiano antes despercebidas, despertou o sentimento de descobrimento dos saberes e práticas tradicionais. Tendo em vista o histórico de exploração e contato com outras culturas, e ainda hoje com o fortalecimento de integração da comunidade à cidade, que influenciam o modo peculiar de vida dos moradores o estudo pretende verificar o espaço que as sabedorias e práticas tradicionais ocupam dentro do currículo escolar e na prática pedagógica, vez que há o direito constitucional a uma educação particularizada e reforçado na Lei de diretrizes e bases da educação nacional – LDB 9.394/96, garante por meio de um currículo específico o uso da língua, costumes e conhecimentos. O entendimento sobre saberes tradicionais nesta pesquisa tem seu fundamento em estudos que intensificam o reconhecimento e aproximam este campo de conhecimento e elevam ao status cientifico por meio de estudos mais específicos, as etnociências. As contribuições de estudos sobre o etnoconhecimento foram essenciais para análise e reflexão da proposta curricular e das práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas indígenas. Nos apropriamos dos procedimentos etnográficos, sendo o trabalho de campo com observação dos desempenhos em sala de aula de uma entidade da rede municipal de ensino e uso da caderneta, além da entrevista compreensiva, diálogos e questionário. Esta pesquisa constata que há, ainda, muitos impasses impeditivos da efetivação deste currículo específico. Entre estes: escassez de recursos didáticos, ausência de formação continuada para os professores, influência da cultura cidadina. Muito embora isto, simultaneamente, mostra a valorização da cultura indígena, atribuída pela comunidade educativa. Isto, na tentativa de fortalecer e revitalizar os saberes que residem na memória dos professores. Apesar de enfraquecido, os saberes tradicionais Ticuna da comunidade Umariaçú são conteúdos abordados no currículo e nas práticas, que se complementam com competências nacionais. E ainda garante a possibilidade de repensar a execução deste currículo diferenciado, onde os saberes tradicionais se fazem visíveis no modelo pedagógico que está sendo desenvolvido por meio também da relação entre a escola e a comunidade.por
dc.description.abstractThe dissertation deals with field research with fins to identify if there is valorization of traditional sabers in the space of the school of education of the Ticuna people, of the Umariaçú community in the municipality of Tabatinga-AM, located on the right bank of the Solimões River. In view of the history of exploration, contact with other cultures and the process of community integration in the city, which influences the peculiar way of life of the residents, the study can detect in verifying whether the saber and the traditional practices of the group occupy space in the school curriculum and pedagogical practice, guaranteed, by law, in the Law of guidelines and bases of national education - LDB 9.394 / 96, through a specific curriculum for the use of language, customs and knowledge. As contributions of outstanding studies or ethno-knowledge were essential for the analysis and reflection of curricular proposals and pedagogical practices in the indigenous schools of Umariaçu I. A research is of a qualitative approach, with ethnographic procedures, being the field work with performance analysis in the classroom a school in the municipal school system; as notes of the presentations in locus, interviews, dialogues and questionnaire were in the field notebook and later transcribed for this dissertation. This research finds that there are still impasses that hinder the implementation of this specific curriculum. Among these: scarcity of teaching resources, absence of continuing education for teachers, influence of the citizen culture. Although there are obstacles, occurrences, simultaneous, it appears that there is an appreciation of indigenous culture by the educational community and there is an attempt to stimulate and revitalize the flavors that reside in the teachers' memory. Although weakened, the traditional Ticuna flavors of the Umariaçú I community, a research shown to be books published in the curriculum and in practices, which complement national competencies. Thus, it is necessary a possibility and a possibility of remuneration for the execution of this differentiated curriculum, since the traditional knowledge becomes visible in the pedagogical model that is being developed through the relationship between a school and a community.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/40569/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JuniorPeres_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnoconhecimentopor
dc.subjectÍndios Ticunapor
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopor
dc.subjectEscolas indígenaspor
dc.subjectIndígenas - Educaçãopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleO saber fazer indígena na educação escolarizada – análise em uma escola Ticunapor
dc.title.alternativeIndigenous know-how in school education - analysis in a Ticuna schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userEtnoconhecimentopor
dc.subject.userCurrículo híbridopor
dc.subject.userPrática pedagógicapor
dc.subject.userIntegraçãopor
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JuniorPeres_PPGSCA.pdfDissertação_JuniorPeres_PPGSCA3.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.