???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7924
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Suely da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4601965534937707por
dc.contributor.advisor1Silva, Raynice Geraldine Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6871299150014070por
dc.contributor.referee1Texeira, Wagner Barros-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6227315631560289por
dc.contributor.referee2Simas, Hellen Cristina Picanço-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0232506734130510por
dc.date.issued2019-12-04-
dc.identifier.citationROCHA, Suely da Silva. O ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu II. 2019. 117 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7924-
dc.description.resumoEsta dissertação procura compreender como são as políticas públicas para a educação escolar indígena no que tange o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua no contexto da realidade do povo indígena Ticuna, aldeia Umariaçu II, Terra Indígena Umariaçu, região chamada de Alto Solimões, município de Tabatinga, particularizando-se na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré, a partir da perspectiva dos Ticuna, por meio da visão de professores de Língua Portuguesa e de Língua Ticuna que trabalham com o Ensino Médio. Nessa linha, investigar qual o papel e função da escola para os Ticuna e nela, qual o lugar das línguas nessa escola, produzindo avaliação sobre a convivência delas no cotidiano escolar nos processos de ensino e de aprendizagem. Pretende-se construir esse olhar no confronto entre a política pública no contexto estadual por meio da proposta de uma matriz curricular implantada na referida escola estadual, institucionalizando a língua majoritária do país como segunda língua e a política linguística estabelecida pelos Ticuna para suas escolas. De cunho etnográfico, a pesquisa se constitui na abordagem qualitativa, fundamentando-se nos pensamentos de Hymes (1971), Boaz (1911), D’Angelis (2013), Maher (2007) e Lopez (2013) entre outros autores que tratam do ensino de segunda língua em contexto indígena.por
dc.description.abstractThis dissertation seeks to understand how are the public policies for indigenous school education regarding the teaching of Portuguese as a second language in the context of the reality of the indigenous people Ticuna, Umariaçu II village, Umariaçu Indigenous Land, region called Alto Solimões, municipality of. Tabatinga, specializing in the Almirante Tamandaré Indigenous State School, from the perspective of the Ticuna, through the vision of teachers of Portuguese and Ticuna who work with high school. In this line, to investigate what is the role and function of the school for the Ticuna and in her, what is the place of the languages in this school, producing evaluation about their coexistence in the daily school in the teaching and learning processes. It is intended to build this look in the confrontation between public policy in the state context through the proposal of a curricular matrix implemented in the state school, institutionalizing the majority language of the country as a second language and the language policy established by the Ticuna for their schools. From an ethnographic perspective, the research is a qualitative approach, based on the thoughts of Hymes (1971), Boaz (1911), D'Angelis (2013), Maher (2007) and Lopez (2013) among other authors dealing with second language teaching in an indigenous context. Keywords: Applied Linguistics. Public policies of indigenous school education. Language policy.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/40650/Disserta%c3%a7%c3%a3o_SuelyRocha_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonas - Universidade do Estado do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguística aplicadapor
dc.subjectIndígenas - Educaçãopor
dc.subjectPolítica linguísticapor
dc.subjectÍndios Ticunapor
dc.subjectLíngua ticunapor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.titleO ensino da língua portuguesa como L2 na Escola Estadual Indígena Almirante Tamandaré: as políticas públicas sob o olhar ticuna na Comunidade Umariaçu IIpor
dc.title.alternativeThe teaching of the Portuguese language as L2 at the Almirante Tamandaré Indigenous State School: Public policies from a ticuna perspective in the Umariaçu II Community)eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.sugestaoTive algumas dificuldades no acesso, mas fui bem atendida e instruída pelo chat.por
dc.description.infoPesquisa realizada na área da educação escolar indígena.por
dc.subject.userLinguística Aplicadapor
dc.subject.userPolíticas públicas de educação escolar indígenapor
dc.subject.userPolítica linguísticapor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SuelyRocha_PPGL.pdfDissertação_SuelyRocha_PPGL2.66 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.