???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Philippe Nascimento da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776846856448135por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Irlane Maia de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3156688483798707por
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Elizandra Rego de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1550272521787389por
dc.contributor.referee2Silva, Marcelo Brito da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1081454717240143por
dc.date.issued2019-05-08-
dc.identifier.citationCOSTA, Philippe Nascimento da. Os conceitos de Ciências e as reformas do ensino médio. 2019. 105 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2019.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7929-
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta uma revisão histórico-política da educação brasileira, são estudados alguns momentos históricos, os impactos nas políticas educacionais e as filosofias de ciências envolvidas, com objetivo de entender o processo que levou à construção e implementação de uma Base Nacional Curricular Comum. Buscamos estabelecer paralelos com os pensamentos epistêmicos de ciência e analisar o tipo de ciência que a Base pretende ensinar, pois não há clareza sobre este ponto nos documentos normativos que reformularam a estrutura do ensino médio, e que impactam o processo de ensino e aprendizagem nas ciências da natureza. A pesquisa foi qualitativa, um estudo documental exploratório-investigativo de dados históricos e documentos da educação. Percebeu-se que a Base é carregada de aspectos positivas de ciência, mas há pontos que são mais abertos a visões diferentes, não favorecendo um ensino de ciências mais crítico.por
dc.description.abstractThis research presents a historical-political review of Brazilian education, some historical moments, the impacts on educational policies and the philosophies of science involved are studied, with the objective of understanding the process that led to the construction and implementation of a Common National Curriculum Base. We seek to establish parallels with the epistemic thoughts of science and analyze the type of science that the Base intends to teach, as there is no clarity on this point in the normative documents that reformulated the structure of high school, and that impact the teaching and learning process in the sciences from nature. The research was qualitative, an exploratory-investigative documentary study of historical data and education documents. It was noticed that the Base is loaded with positive aspects of science, but there are points that are more open to different views, not favoring a more critical science teaching.por
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/40714/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PhilippeCosta_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/40806/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PhillipeCosta_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReforma do ensinopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectFísica (Ensino médio)por
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS EXATAS E DA TERRApor
dc.titleOs conceitos de Ciências e as reformas do ensino médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.subject.userReformapor
dc.subject.userEnsino médiopor
dc.subject.userCiênciaspor
dc.subject.userBNCCpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_PhillipeCosta_PPGECIM.pdfDissertação_PhillipeCosta_PPGECIM1.28 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.