???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8125
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Eleucimar Monteiro da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5665072761310342por
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470por
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Cortês-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2053206771641183por
dc.contributor.referee2Santana, Otacílio Antunes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237732461961452por
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationCUNHA, Eleucimar Monteiro da. Tecnologia educacional como ferramenta para o ensino das temáticas ambientais na formação técnica em enfermagem. 2020. 74 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira-AM, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8125-
dc.description.resumoA relação entre saúde e meio ambiente deve ser compreendida de forma interdependente, mutável e sistêmica na atenção primária à saúde. Nessa vertente, quando pensada a interface saúde e meio ambiente, torna-se imprescindível que a enfermagem tome posição na discussão. Assim, o objetivo geral deste trabalho foi investigar a presença da temática ambiental em cursos técnicos profissionalizantes em enfermagem em duas Instituições Federais de ensino do Amazonas. O estudo sustentou-se na abordagem teórica da complexidade Sistêmica, visando uma transformação nas práticas educativas em direção ao novo saber, capaz de nortear um mundo sustentável. Sendo desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia do Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira-AM, e Instituto Federal de Roraima. Os sujeitos da pesquisa correspondem aos discentes e docentes do curso Técnico em Enfermagem na forma subsequente. A pesquisa classifica-se, quanto aos fins, exploratória e descritiva, a abordagem do objeto envolveu técnicas qualitativas. O resultado da pesquisa mostrou a superficialidade das temáticas no PPC do curso assim como nos Planos de ensino dos docentes. Porem demonstrou também que, discentes e docentes são conscientes da relação intrínseca que existe entre saúde e ambiente e a importância em sua formação. Os dados resultaram na elaboração de um protocolo de orientação para inserção das Temáticas Ambientais na formação Técnica Profissionalizante em Enfermagem.por
dc.description.abstractThe relationship between health and the environment must be understood in an interdependent, changeable and systemic way in primary health care. In this regard, when considering the interface between health and environment, it is essential that nursing takes a position in the discussion. Thus, the general objective of this work was to investigate the presence of the environmental theme in professional technical courses in nursing at two Federal Institutions in Amazonas. The study was based on the theoretical approach of Systemic complexity, aiming at a transformation in educational practices towards new knowledge, capable of guiding a sustainable world. It was developed at the Federal Institute of Education Science and Technology of Amazonas Campus São Gabriel da Cachoeira -AM, and Federal Institute of Roraima. The research subjects correspond to the students and professors of the Nursing Technician course in the subsequent form. The research is classified, as for the purposes, exploratory and descriptive, the approach of the object involved qualitative techniques. The research result showed the superficiality of the themes in the course's PPC as well as in the teaching plans of the teachers. However, it also demonstrated that students and teachers are aware of the intrinsic relationship that exists between health and the environment and the importance in their education. The data resulted in the elaboration of a protocol that inserts the Environmental Themes in the Professional Technical Training in Nursing.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/43648/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EleucimarCunha_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/43650/ProdutoEducacional_EleucimarCunha_Disserta%c3%a7%c3%a3o_EleucimarCunha_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambientepor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectSaúde e meio ambientepor
dc.subjectEnfermagem - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnfermagem - Currículopor
dc.subjectNegro, Rio, Região (AM)por
dc.subjectTécnico em Enfermagempor
dc.subject.cnpqOUTROSpor
dc.titleTecnologia educacional como ferramenta para o ensino das temáticas ambientais na formação técnica em enfermagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9980-6404por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6194-9549por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4294-1226por
dc.subject.userSaúde e Meio Ambientepor
dc.subject.userEnsino Técnico Profissionalizantepor
dc.subject.userEnfermagempor
dc.subject.userRegião Alto Rio Negropor
dc.subject.userCurrículopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons