???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8244
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Pedro Vanuzo Tavares da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7440398685715474 | por |
dc.contributor.advisor1 | Barros, Rosemara Staub | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2680914238480876 | por |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Wilson de Souza | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5050275095691550 | por |
dc.contributor.referee2 | Torres, Iraildes Caldas | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2677966121712850 | por |
dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Pedro Vanuzo Tavares da. Trajetórias e processos de criação dos artistas plásticos em Parintins. 2020. 174 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8244 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação consiste no estudo sobre Trajetórias e processos de criação dos artistas plásticos em Parintins, o lócus é o município de Parintins Amazonas. A pesquisa se dá com os artistas plásticos que passaram pela escolinha de arte do missionário italiano irmão Miguel de Pascale; assim como os artistas egressos do curso em Expressão Visual ano 2004; mas especificamente com os artistas plásticos Rob Barbosa, Josinaldo Matos e Evanil Maciel. Quando em contato com os artistas inseridos na pesquisa, por meio do processo criativo, configurando e sistematizando a cultura local através das nuances pictórica em tela, encontramos elementos imbricados com a cultura amazônica. Assim, a busca por apontar os impactos da formação acadêmica nos processos de criação e representação no imaginário dos artistas plásticos em Parintins, nos motivou a pesquisar a vivência desses artistas inseridos na pesquisa. A pesquisa assumiu o aporte da abordagem qualitativa e como caminho para chegar aos dados foram utilizadas técnicas de entrevistas semiestruturadas com perguntas abertas e fechadas, conversas informais, registros fotográficos, gravações de depoimentos, esboços artísticos, registros no caderno de campo e diálogo com os artistas pesquisados e também com outros artistas parintinenses que contribuíram com suas óticas acerca da arte em Parintins. Aproximando-nos de nosso objeto de estudo, sendo acrescido por meio de nossa experiência particular como artista plástico, mas sempre considerando as vivências dos sujeitos pesquisados. | por |
dc.description.abstract | The present dissertation consists of the study on Trajectories and creation processes of plastic artists in Parintins, the locus is the municipality of Parintins Amazonas. The research takes place with the plastic artists who passed through the art school of the Italian missionary Brother Miguel de Pascale; as well as artists who graduated from Visual Expression in 2004; more specifically with visual artists Rob Barbosa, Josinaldo Matos and Evanil Maciel. When in contact with the artists inserted in the research, through the creative process, configuring and systematizing the local culture through the pictorial nuances on canvas, we find elements imbricated with the Amazonian culture. Thus, the search to point out the impacts of academic training on the processes of creation and representation in the imagination of plastic artists in Parintins, motivated us to research the experience of these artists included in the research. The research assumed the contribution of the qualitative approach and as a way to arrive at the data, semi-structured interview techniques were used with open and closed questions, informal conversations, photographic records, recordings of testimonies, artistic sketches, records in the field notebook and dialogue with the artists researched and also with other artists from Parintinense who contributed their views on art in Parintins. Approaching our object of study, being added through our private experience as an artist, but always considering the experiences of the researched subjects. | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br//retrieve/45544/Disserta%c3%a7%c3%a3o_PedroVanuzo_PPGSCA.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | por |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFAM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | - |
dc.subject | Criações artísticas | por |
dc.subject | Nuances pictóricas | por |
dc.subject | Ilha Tupinambarana | por |
dc.subject | Expressão visual | por |
dc.subject | Artista parintinense | por |
dc.subject.cnpq | CIÊNCIAS HUMANAS | por |
dc.title | Trajetórias e processos de criação dos artistas plásticos em Parintins | por |
dc.title.alternative | Trajectories and creation processes of plastic artists in Parintins | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.sugestao | Tudo certo | por |
dc.description.info | É uma introdução sobre a História da Arte em Parintins Am | por |
dc.contributor.advisor1orcid | https://orcid.org/0000-0003-2935-7380 | por |
dc.contributor.referee1orcid | https://orcid.org/0000-0002-1236-5184 | por |
dc.contributor.referee2orcid | https://orcid.org/0000-0003-3625-5040 | por |
dc.subject.user | Cultura Amazônica | por |
dc.subject.user | Artistas de Parintins | por |
dc.subject.user | Expressão Visual | por |
dc.subject.user | Imaginário amazônico | por |
dc.subject.user | Processo de criação | por |
Appears in Collections: | Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_PedroVanuzo_PPGSCA.pdf | Dissertação_PedroVanuzo_PPGSCA | 5.71 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
This item is licensed under a Creative Commons License