???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorChagas, Jéssica da Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0818497179631820por
dc.contributor.advisor1Castro Junior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271por
dc.contributor.referee1Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924por
dc.contributor.referee2Santos, Elizabeth da Conceição-
dc.contributor.referee2LattesSantospor
dc.contributor.referee3Lattesxpor
dc.date.issued2021-03-22-
dc.identifier.citationCHAGAS, Jéssica da Cruz. Uma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciências. 2021. 154 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8292-
dc.description.resumoAs tecnologias precisam ser incorporadas na escola mediante um planejamento de estratégias adequadas para atuar como auxiliares na aprendizagem do aluno e no trabalho do professor. Nesse contexto, esta pesquisa, embasada na teoria de construção de conhecimento de Jean Piaget, propôs o uso de um conjunto de recursos tecnológicos para o ensino de Ciências através de uma arquitetura pedagógica que estimule a interação entre os alunos de forma cooperativa, com o objetivo de desenvolver nos mesmos habilidades sociais e cognitivas do componente curricular de Ciências Naturais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como estudo de caso, realizado com alunos do 9° ano do Ensino Fundamental – Anos Finais da Escola Estadual Letício de Campos Dantas, zona norte de Manaus-AM. Nesse contexto, foi desenvolvida uma Arquitetura Pedagógica para o Ensino de Ciências (APEC) utilizando técnicas cooperativas como revisão por pares e investigação em grupo, o WhatsApp como Ambiente Virtual de Aprendizagem e foco em conteúdos de Física. O estudo foi dividido em três fases: Pré-intervenção (Fase diagnóstica); Intervenção (Fase de aplicação) e Pós-intervenção (Fase de avaliação). Os resultados obtidos evidenciaram que a APEC favoreceu o desenvolvimento de habilidades e competências específicas na área de Ciências da Natureza, pois através dela os alunos elaboraram projetos de aprendizagem cooperativa, criaram conteúdos (vídeos e web sites) sobre os assuntos investigados, interagiram e debateram através de ambientes virtuais de aprendizagem, assumindo o protagonismo do processo de ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractDigital technologies should be incorporated into schools through proper strategies that would act as support for both: student learning and teacher’s work. In this context, this research, based on Jean Piaget's theory of knowledge construction, proposed to use a set of technological resources for Science teaching brought out by a pedagogical architecture for stimulating cooperative interaction between students, aimed at development of social and cognitive skills from the curricular component of Natural Sciences. It is a qualitative research shaped as a case study, carried out with 9th grade students of elementary school (final years) from Letício de Campos Dantas State School, on the northern area of Manaus-AM. In this context, a Pedagogical Architecture for Science Teaching (APEC) was developed using cooperative techniques such as Peer Review and Group Investigation, WhatsApp as virtual learning environment and with focus on Physics contents. The study was divided into three phases: Pre-intervention (Diagnostic phase); Intervention (Application phase) and Post-intervention (Evaluation phase). Results showed that APEC helped the development of specific skills and competencies in the area of Nature Sciences - through it students have developed cooperative learning projects, created contents (videos and web sites) on the subjects investigated, interacted and debated through virtual learning environments, being protagonists of teaching-learning processes.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/46399/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JessicaChagas_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectHabilidades sociais em adolescentes - Manaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOpor
dc.titleUma Arquitetura Pedagógica para o ensino de Ciênciaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3374-946Xpor
dc.subject.userCooperaçãopor
dc.subject.userConstrução de conhecimentopor
dc.subject.userHabilidades sociais e cognitivaspor
dc.subject.userTecnologiaspor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JessicaChagas_PPGECIM.pdf4.18 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons