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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análise da evolução da frota de veículos e motoristas habilitados do Estado do Amazonas no período de 2012 à 2017
Other Titles: Analysis of the evolution of the fleet of vehicles and authorized drivers in the State of Amazonas from 2012 to 2017
???metadata.dc.creator???: Nunes, Rosilene Batista 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Geraldo Alves de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Ribeiro Filho, Vitor
???metadata.dc.contributor.referee2???: Aleixo, Natacha Cíntia Regina
???metadata.dc.description.resumo???: Nos últimos anos nota-se um elevado crescimento na taxa de motorização no Brasil e, consequentemente, no Estado do Amazonas. Além de outros fatores este aumento está ligado à urbanização acelerada, tendo em vista que este processo tem recolocado as pessoas em lugares cada vez mais distantes, necessitando de transportes para facilitar a locomoção destas. O objetivo da pesquisa foi analisar o crescimento da frota de veículos, o total de motoristas habilitados, a atuação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas – DETRAN-AM e os impactos da municipalização do trânsito na redução de óbitos causados por Acidentes de Transportes Terrestres – ATT no Amazonas, no período de 2012 à 2017. A pesquisa utilizou-se de dados primários e secundários. Para os dados primários foi-se à campo nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Tefé, Barcelos, Parintins e Maués, com intuito de verificar se a municipalização interferia no comportamento dos usuários do trânsito com relação ao uso de capacete e no emplacamento dos veículos em circulação. Os dados secundários foram obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Departamento Nacional de Trânsito – DENATRAN, DETRAN-AM, e Sistema de Informação sobre Mortalidade - SIM. Para a coleta dos dados de campo foram utilizados contadores estatísticos com as informações sendo transcritas para uma planilha a cada uma hora. Todos os dados foram inseridos em uma planilha eletrônica sendo gerados mapas através do Sistemas de Informações Geográficas – SIG, além de tabelas e gráficos. Os resultados revelaram que o total de habilitados cresceu em ritmo proporcional à frota de veículos, não havendo descompasso entre ambos. Também mostraram que nos municípios inseridos ao Sistema Nacional de Trânsito – SNT (municipalização do trânsito) há maior adesão ao uso de capacete e maior taxa de emplacamento dos veículos no município; redução do percentual de motocicletas circulando sem placas, mas sem impactos positivos quanto à geração de óbitos causados por ATT. As conclusões do trabalho apontam para a necessidade de novos estudos.
Abstract: In recent years, there has been a high growth in the rate of motorization in Brazil and, consequently, in the State of Amazonas. In addition to other factors, this increase is linked to accelerated urbanization, considering that this process has relocated people to increasingly distant places, requiring transport to facilitate their mobility. The objective of the research was to analyze the growth of the vehicle fleet, the total number of licensed drivers, the performance of the State Department of Transit of Amazonas - DETRAN-AM and the impacts of the municipalization of traffic in the reduction of deaths caused by Land Transport Accidents - ATT in Amazonas, from 2012 to 2017. The research used primary and secondary data. For the primary data, we went to the field in the municipalities of Tabatinga, Benjamin Constant, Tefé, Barcelos, Parintins and Maués, in order to verify if the municipalization interfered in the behavior of traffic users regarding the use of helmets and the license plate of vehicles in circulation. Secondary data were obtained from the Brazilian Institute of Geography and Statistics - IBGE, National Traffic Department - DENATRAN, DETRAN-AM, and Mortality Information System - SIM. For the collection of field data, statistical counters were used with the information being transcribed to a spreadsheet every hour. All data were entered into an electronic spreadsheet and maps were generated through the Geographical Information System – GIS, in addition to tables and graphs. The results revealed that the total number of qualified people grew at a pace proportional to the vehicle fleet, with no mismatch between them. They also showed that in municipalities included in the National Traffic System – SNT (municipalization of traffic) there is greater adherence to the use of helmets and a higher rate of license plates in the municipality; reduction in the percentage of motorcycles circulating without plates, but without positive impacts regarding the generation of deaths caused by RTI. The work's conclusions point to the need for further studies.
Keywords: Veículos a motor - Frotas
Trânsito - Fluxo
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Amazonas
Frota de veículos
Motoristas habilitados
Trânsito
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Geografia
Citation: NUNES, Rosilene Batista. Análise da evolução da frota de veículos e motoristas habilitados do Estado do Amazonas no período de 2012 à 2017. 2021. 116 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8301
Issue Date: 31-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado em Geografia

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