???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8456
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Igor Rodrigues Chicolet da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0418163380022507eng
dc.contributor.advisor1Antunes, Ettore Paredes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5717478112353570eng
dc.contributor.referee1Souza, Renato Henriques de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1108446279263711eng
dc.contributor.referee2Souza Filho, Moacir Pereira de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9240823312105954eng
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.citationSILVA, Igor Rodrigues Chicolet da. As filosofias ocultas na concepção de ciência em professores de Física em formação: uma análise sob a perspectiva de Gaston Bachelard. 2021. 113 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8456-
dc.description.resumoDiante das perspectivas de professores de Física em formação, nota-se um aspecto filosófico um tanto quanto fragilizado; aspecto esse, responsável pela qualidade científica da Concepção de Ciência do espírito científico que a possui. Partindo disso, de que forma as filosofias ocultas em professores de Física em formação, e pós-graduandos, influenciam em sua Concepção de Ciência? Assim sendo, analisa-se a Concepção de Ciência sob a ótica de Gaston Bachelard, contando com uma pesquisa pura do tipo exploratória, utilizando-se dos métodos da Análise Textual Discursiva para a exploração das respostas coletadas por meio de uma entrevista estruturada, com perguntas de natureza filosófica e epistemológica – divididas em quatro categorias; como entrevistados, a pesquisa conta com a participação de alunos de graduação em Licenciatura em Física, de diversos períodos – da Universidade Federal do Amazonas –, bem como alunos de um programa de pós-graduação, da mesma universidade. A inquietação com o fenômeno, a respeito do pensamento científico, proporcionará um ambiente fértil para se detectar a presença das filosofias ocultas – termo sustentado a partir dos conceitos de Perfil Epistemológico e Vigilância Epistemológica, ambos de Bachelard, somando-se à ideia de que um pensamento filosófico absoluto anda em sentido contrário ao desenvolvimento científico e, ainda, que as concepções de um indivíduo são norteados por um plural de escolas filosóficas; ele estando ciente ou não. Como resultados da Categoria 1 – Concepção de Ciência – conta-se com evidências de que há um espírito científico comum que se encontra ancorado em uma vigilância epistemológica de primeiro grau; situação preocupante, uma vez que os sujeitos entrevistados responsabilizar- se-ão pelo processo de desenvolvimento das concepções em sujeitos em nível básico do ensino. A Categoria 2 – Epistemologia – reafirma as evidências encontradas na categoria anterior, principalmente quando se analisa de forma mais íntima os discursos em torno da 1ª Lei de Newton. Seguindo com a Categoria 3 – Ensino de Ciências e o espírito científico – percebe-se indícios de que há um espírito que engatinha para um progresso de sua própria vigilância epistemológica. Por fim, é na Categoria 4 – Filosofia da Ciência no Ensino Superior – que se nota as influências do curso de formação no desenvolvimento do espírito científico. Diante das discussões e das evidências, os resultados mostram-se esclarecedores quanto: (1) à influência do curso de Licenciatura em Física no desenvolvimento da Concepção de Ciência; e (2) à ausência de contextos histórico e filosófico da Ciência – fato esse que anda na contramão à democratização da Ciência.eng
dc.description.abstractIn view of the perspectives of physics teachers in training, there is a somewhat fragile philosophical aspect; this aspect, responsible for the scientific quality of the Science Conception of the scientific spirit that has it. Based on this, how do the hidden philosophies in physics teachers in training, and graduate students, influence in their Conception of Science? Therefore, the Conception of Science is analyzed from the perspective of Gaston Bachelard, relying on pure exploratory research, using the methods of Textual Discursive Analysis to explore the answers collected through a structured interview, with questions philosophical and epistemological in nature - divided into four categories; as interviewees, the research has the participation of undergraduate students in Physics Degree, from different periods - from the Federal University of Amazonas -, as well as students from a graduate program, from the same university. The concern about the phenomenon, regarding scientific thinking, will provide a fertile environment to detect the presence of hidden philosophies - a term supported by the concepts of Epistemological Profile and Epistemological Vigilance, both by Bachelard, adding to the idea that a absolute philosophical thought goes in the opposite direction to scientific development and, furthermore, that an individual's conceptions are guided by a plurality of philosophical schools; whether he is aware or not. As a result of Category 1 - Conception of Science - there is evidence that there is a common scientific spirit that is anchored in an epistemological vigilance of the first degree; a worrying situation, since the subjects interviewed will be responsible for the process of developing the conceptions in subjects at the basic level of education. Category 2 - Epistemology - reaffirms the evidence found in the previous category, especially when the speeches about Newton's 1st Law are analyzed in a more intimate way. Continuing with Category 3 - Science Teaching and the scientific spirit - there are signs that there is a spirit that is crawling towards the progress of its own epistemological vigilance. Finally, it is in Category 4 - Philosophy of Science in Higher Education - that the influences of the training course on the development of the scientific spirit are noted. In view of the discussions and the evidence, the results are illuminating regarding: (1) the influence of the Physics Degree course in the development of Science Conception; and (2) the absence of historical and philosophical contexts of Science - a fact that goes against the democratization of Science.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/49124/Disserta%c3%a7%c3%a3o_IgorChicolet_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFormação docentepor
dc.subjectEspírito científicopor
dc.subjectPensamento científicopor
dc.subjectProfessores de Físicapor
dc.subjectConhecimento científicopor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASeng
dc.titleAs filosofias ocultas na concepção de ciência em professores de Física em formação: uma análise sob a perspectiva de Gaston Bachelardeng
dc.title.alternativeThe hidden philosophies in the conception of science in training Physics teachers: an analysis under Gaston Bachelard's perspectiveeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4200-5980eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8076-9108eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0160-1583eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4255-8155eng
dc.subject.userFilosofias Ocultaspor
dc.subject.userEnsino de Ciênciapor
dc.subject.userGaston Bachelardpor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_IgorChicolet_PPGECIM.pdfDissertação_IgorChicolet_PPGECIM1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons