???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8553
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: “Povo de terreiro” de um Centro de Umbanda em Manaus: estudo de hermenêutica jurídica e antropológica referente à aplicabilidade da Convenção n.° 169 da Organização Internacional do Trabalho
???metadata.dc.creator???: Beckman, Nyelsen Soares 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Braga, Sérgio Ivan Gil
???metadata.dc.contributor.referee1???: Nogueira, Caroline Barbosa Contente
???metadata.dc.contributor.referee2???: Flores, Luiza Dias
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho demonstra como alguns afros religiosos estão se organizando para se sustentarem, como esses adeptos de religiões de matriz africana entendem o trabalho, a geração de renda, utilizando seus saberes e práticas através da produção de plantas ornamentais e medicinais. Para tanto, trabalhou-se com a Associação Nossa Senhora da Conceição do Zumbi, e o Terreiro de Umbanda que leva o mesmo nome, ambos situados no bairro do Zumbi dos Palmares, na cidade de Manaus. Identificando elementos antropológicos que discutam, questionem e legitimem tais povos e comunidades, a invocar o preceito normativo da Convenção n.° 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) de 1989, com seus saberes, cultura, identidades, provocando reflexões sobre a estrutura do Estado e o respeito aos direitos e garantias fundamentais dos mesmos. Pois as políticas públicas voltadas para os Povos e Comunidades Tradicionais são recentes, e tiveram como marco a referida Resolução, que foi ratificada em 2002 pelo Estado Brasileiro, que trata dos direitos dos povos indígenas e tribais no mundo. Foi constatada a leniência e a inação estatal, e mesmo tendo sido recepcionada pelo Brasil, referida Resolução, não foi e não é aplicada, ao contrário. Mediante isto, buscou-se outros aportes jurídicos para então tentar vislumbrar algum amparo a esses povos e comunidades, utilizando-se da interpretação hermenêutica do Decreto Lei n.° 6040/2007, que trata sobre os Povos e Comunidades Tradicionais. Nesse contexto, observou-se as expressões da memória coletiva, com a utilização de espaços compartilhados como o Terreiro de Umbanda, a presunção de ancestralidade, o sincretismo religioso, dentre outros. A metodologia utilizada ancorou-se na revisão bibliográfica, estabelecendo-se uma interlocução com os autores pesquisados, bem como aporte na pesquisa etnográfica junto aos mesmos.
Abstract: This paper demonstrates how some religious Africans are organizing themselves to support themselves, how these followers of African religions understand work, income generation, using their knowledge and practices through the production of ornamental and medicinal plants. To this end, we worked with the Nossa Senhora da Conceição do Zumbi Association, and the Terreiro de Umbanda that bears the same name, both located in the neighborhood of Zumbi dos Palmares, in the city of Manaus. Identifying anthropological elements that discuss, question and legitimize such peoples and communities, to invoke the normative precept of International Labor Organization (ILO) Resolution No. 169 of 1989, with its knowledge, culture, identities, provoking reflections on the structure of the State and respect for rights and fundamental guarantees. The public policies aimed at Traditional Peoples and Communities are recent, and had as a landmark the aforementioned Resolution, which was ratified in 2002 by the Brazilian State, which deals with the rights of indigenous and tribal peoples in the world. State leniency and inaction were noted, and even though it was received by Brazil, referred to Resolution, it was not and is not applied, on the contrary. Through this, other legal contributions were sought to try to envision some support for these peoples and communities, using the hermeneutic interpretation of Decree Law No. 6040/2007, which deals with Traditional Peoples and Communities. In this context, the expressions of collective memory were observed, with the use of shared spaces such as Terreiro de Umbanda, the presumption of ancestry, religious syncretism, among others. The methodology used was anchored in the bibliographic review, establishing a dialogue with the researched authors, as well as contribution to ethnographic research with them.
Keywords: Religiões de matrizes africana
Intolerância religiosa
Políticas públicas
Terreiro Nossa Senhora da Conceição
Acesso à Justiça
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Convenção n.° 169 OIT
Terreiro de Umbanda
Decreto Lei n° 6040/2007
Pluralismo Jurídico
Hermenêutica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: BECKMAN, Nyelsen Soares. “Povo de terreiro” de um Centro de Umbanda em Manaus: estudo de hermenêutica jurídica e antropológica referente à aplicabilidade da Convenção n.° 169 da Organização Internacional do Trabalho. 2021. 124 f. Dissertação (Dissertação em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8553
Issue Date: 17-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_NyelsenBeckman_PPGAS.pdfDissertação_NyelsenBeckman_PPGAS4.15 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.