???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorXavier, Márcia de Souza-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2150660153792443eng
dc.contributor.advisor1Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924eng
dc.contributor.referee1Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285eng
dc.contributor.referee2Cabral Neto, João dos Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9340150562756599eng
dc.date.issued2020-03-02-
dc.identifier.citationXAVIER, Márcia de Souza. Uma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Física. 2020. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8581-
dc.description.resumoAs razões pelas quais os alunos do Ensino Médio manifestam dificuldades em aprender conceitos básicos de Física são variadas. A falta de laboratórios físicos e de práticas experimentais têm colaborado para o agravamento da situação. Esse é um dos motivos que incentiva as instituições de ensino a investir em pesquisas para encontrar soluções que atendam a essa necessidade e os Laboratórios de Acesso Remoto são uma alternativa considerável. O sistema concebido, Laboratório de Acesso Remoto de Física, denominado de LARF, foi desenvolvido e avaliado com o objetivo de viabilizar o processo de Mediação no ensino-aprendizagem de Física em experimentações remotas. A ferramenta emprega o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, onde está inserida a experimentação que compõe o laboratório remoto, assim como todo o instrumental didático. Neste sistema, professor e aluno dialogam por meio de um chat, onde o aluno recebe orientações, explicações e pode sanar dúvidas sobre os assuntos de Física estudados. A abordagem baseia-se nos conceitos de Mediação e Zona de Desenvolvimento Proximal de Vygotsky. A metodologia de pesquisa aplicada possibilitou a realização de avaliações, por meio de um estudo qualitativo básico em ambiente educacional e os resultados alcançados demonstraram que a proposta metodológica é eficiente. Além disso, professores e alunos expressaram o interesse pelo uso da abordagem, não só em outras subáreas da Física como em outras áreas, pois acreditam que a metodologia auxilia na compreensão de conceitos elementares da Física.eng
dc.description.abstractThe reasons why high school students manifest difficulties in learning basic physics concepts are varied. The lack of physical laboratories and experimental practices have contributed to the worsening of the situation. This is one of the reasons that encourages educational institutions to invest in research to find solutions that meet this need and Remote Access Laboratories are a considerable alternative. The system designed, Remote Access Physics Laboratory, called LARF, was developed and evaluated in order to enable the process of Mediation in teaching and learning physics in remote experiments. The tool uses the Moodle Learning Management System, where the experimentation that makes up the remote laboratory is inserted, as well as all the didactic instruments. In this system, teacher and student talk through a chat, where the student receives guidance, explanations and can answer questions about the subjects of Physics studied. The approach is based on Vygotsky's concepts of Mediation and Proximal Development Zone. The applied research methodology made it possible to carry out evaluations, through a basic qualitative study in an educational environment, and the results achieved demonstrated that the methodological proposal is efficient. In addition, teachers and students expressed an interest in using the approach, not only in other sub-areas of Physics but also in other areas, as they believe that the methodology helps to understand elementary concepts of Physics.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/51233/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MarciaXavier_PPGECIM.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleUma proposta de mediação para experimentação remota em ensino de Físicaeng
dc.title.alternativeA mediation proposal for remote experimentation in physics teachingeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userLaboratório Remotopor
dc.subject.userFísicapor
dc.subject.userMediaçãopor
dc.subject.userAmbiente Virtual de Aprendizagempor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MarciaXavier_PPGECIM3.25 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons