???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8622
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Abelhas nativas e educação ambiental: uma sequência didática interdisciplinar na formação do discente em agropecuária
???metadata.dc.creator???: Silva, Marcos Cione Fernandes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Neliton Marques da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Ana Cláudia Ribeiro de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Jesus, Edilza Laray de
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo desse estudo foi avaliar a importância do aprendizado sobre a vida das abelhas nativas sem ferrão, como recurso didático de sensibilização dos discentes do Curso de Nível Médio em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, localizado no município de Coari-AM, e contribuir para conservação de abelhas nativas, por meio de uma Sequência Didática (SD). As abelhas nativas são excelentes como instrumento didático, pois atraem a atenção, instigam a curiosidade dos adolescentes e estão relacionadas aos conceitos envolvidos na educação ambiental. As atividades da SD foram planejadas seguindo o princípio da interdisciplinaridade. Questionários foram aplicados com perguntas abertas para verificar o conhecimento prévio dos alunos sobre as abelhas nativas. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Para se verificar as diferenças do rendimento dos alunos antes e após a aplicação da SDs foi utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon (p valor = 1%), já que as amostras são pareadas. Todas as análises estatísticas foram realizadas no pacote estatístico REALSTATISTICS. Ocorreu a aplicação das seguintes Sequências Didáticas com as temáticas: Conhecendo o tema Abelhas nativas e Educação Ambiental, oficinas com abelhas, trilha ecológica e o concurso de fotografia. A aplicação das SDs avaliou a efetividade e os desafios desse tipo de aprendizagem. Após a aplicação do instrumento de aprendizagem em formato de sequência didática, elevou substancialmente a forma de compreensão e entendimento dos alunos sobre educação ambiental e conservação de abelhas nativas sem ferrão, no processo de formação interdisciplinar dos alunos do curso técnico em Agropecuária do IFAM campus Coari.
Abstract: The aim of this study was to evaluate the importance of learning about the life of native stingless bees, as a didactic resource to raise awareness of students of the High School Course in Agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas - IFAM, located in the city Coari-AM, and contribute to the conservation of native bees, through a Didactic Sequence (SD). Native bees are excellent as a teaching tool, as they attract attention, instigate teenagers' curiosity and are related to the concepts involved in environmental education. DS activities were planned following the principle of interdisciplinarity. Questionnaires were applied with open questions to verify the students' prior knowledge about native bees. The results were analyzed qualitatively and quantitatively. To verify the differences in student performance before and after the application of SDs, the non-parametric Wilcoxon test (p value = 1%) was used, since the samples are paired. All statistical analyzes were performed using the REALSTATISTICS statistical package. The following Didactic Sequences were applied with the themes: Knowing the theme Native bees and Environmental Education, workshops with bees, ecological trail and the photography contest. The application of SDs assessed the effectiveness and challenges of this type of learning. After applying the learning instrument in a didactic sequence format, it substantially increased the way students understand and understand environmental education and conservation of native stingless bees, in the interdisciplinary training process of students from the technical course in Agriculture at IFAM Coari campus.
Keywords: Educação ambiental - Estudo e ensino (Ensino médio)
Abelhas - Comportamento
Abelhas sem ferrão
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS
???metadata.dc.subject.user???: Ciências Ambientais
Insetos sociais
Meliponídea
Recurso Didático
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: SILVA, Marcos Cione Fernandes. Abelhas nativas e educação ambiental: uma sequência didática interdisciplinar na formação do discente em agropecuária. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8622
Issue Date: 1-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação _Marcos Cione_PROFCIAMB.pdf1.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Prod.Educ. _Marcos Cione_PROFCIAMB.pdf10.52 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons