???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8636
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAlmeida, Lorena Andrade de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0621057631680405eng
dc.contributor.advisor1Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285eng
dc.contributor.referee1Magalhães Netto, José Francisco de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3958238119785924eng
dc.contributor.referee2Ferreira, Rosilene Gomes da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376667127204752eng
dc.date.issued2020-06-12-
dc.identifier.citationALMEIDA, Lorena Andrade de. Contribuição de um modelo tecnológico na construção da harmonização entre teoriaprática no ensino de entomologia. 2020. 75 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8636-
dc.description.resumoA tecnologia se tornou uma ferramenta imprescindível na vida do ser humano, ela está presente em tudo, na vida pessoal e na vida profissional. Portanto, é natural que o ensino de ciências abra espaço para a esta nova realidade. Este trabalho objetiva promover a contribuição de um modelo didático tecnológico que estabeleça equilibração entre conceito entomológico e práxis.O modelo utiliza um aplicativo desenvolvido para dispositivos móveis como base para a integração conceitual e a facilitação da identificação e catalogação de insetos. O modelo didático-pedagógico é baseado na Teoria Psicogenética de Jean Piaget. Sob essa ótica, o aluno aprende pela interação do mesmo com o meio físico e com o mundo das relações sociais. A pesquisa foi de uma análise quantitativa/qualitativa e de caráter investigativo interpretativo, aplicado a alunos do ensino público. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência e funcionalidade da proposta de harmonização entre teoria e prática no processo de ensino e aprendizagem de entomologia em ambientes mediados por tecnologia, as limitações encontradas e os trabalhos futuros explicitam a necessidade de desenvolver ainda mais a temática. Esse estudo pretende contribuir para a melhoria do ensino de ciências, em particular de entomologia, no apoio ao estudo de campo e coleta de dados biológicos, ajudando a embasar estudos vindouros, advindos da comunidade acadêmica, sobre equilibração e harmonização entre teoria e prática pedagógica. Palavras-chave: Aprendizagem Móvel; Modelo Didático; Ensino de Entomologia.eng
dc.description.abstractTechnology has become an essential tool in the life of human beings, it is present in their lives, in their professional and professional lives. Therefore, it is natural for science teaching to make room for this new reality. This work aims to promote the contribution of a technological didactic model that establishes a balance between entomological advice and practice. The model uses an application developed for mobile devices as a basis for integrating the board and facilitating the identification and cataloging of insects. The didactic-pedagogical model based on Jean Piaget's Psychogenetic Theory. In this perspective, either someone learns about interaction in the same way as a physical environment and the world of social relations. A research was carried out with quantitative / qualitative analysis and interpretative investigative character, applied to some of the public teachings. The results obtained will verify the efficiency and functionality of the proposed harmonization between theory and practice, not the teaching and learning process of entomology in environments mediated by technology, as well as the limitations found in future works explicitly regarding the need to deepen the subject. This study aims to contribute to the teaching of sciences, in particular entomology, so as not to support the field study and the biological data queue, helping to base studies in the academic community, in the balance and harmonization between pedagogical theory and practice. Keywords: Mobile Learning; Didactic Model; I teach Entomology.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/52188/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LorenaAlmeida_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEntomologia - Pesquisapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleContribuição de um modelo tecnológico na construção da harmonização entre teoriaprática no ensino de entomologiaeng
dc.title.alternativeContribution of a technological model in the construction of harmonization between theory-practice in teaching entomologypor
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userAprendizagem Móvelpor
dc.subject.userModelo Didáticopor
dc.subject.userEnsino de Entomologiapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LorenaAlmeida_PPGECIM.pdf1.22 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons