???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8648
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarques, Mateus Epifânio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4489481200181347eng
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Kátia Viana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470eng
dc.contributor.referee1Silva, Alisson Marcos Leão da-
dc.contributor.referee2Jesus, Edilza Laray de-
dc.date.issued2021-12-21-
dc.identifier.citationMARQUES, Mateus Epifânio. A interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenses. 2021. 93 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8648-
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta um estudo sobre a produção literária amazonense que abrange aspectos socioambientais. Os estudos ambientais requerem reflexões interdisciplinares, deste modo tivemos por objetivo geral desenvolver um produto educacional que apresentasse aspectos socioambientais de obras literárias de autores amazonenses. Entre os objetivos específicos traçados destacamos: identificar e caracterizar os aspectos socioambientais recorrentes nas obras de literatura amazonense utilizadas no Ensino Médio. Para a consecução do trabalho utilizamos a abordagem qualitativa e a análise de discurso da Bardin (1977); além disso foi usado o método da aula invertida e de mapas mentais. A perspectiva qualitativa é essencial na discussão de dados e informações, uma vez que nos pareceu não ser prudente avaliar os aspectos socioambientais existentes nas obras literárias, sem considerar o contexto no qual estas ocorrem. Após a caracterização e análise das obras literárias selecionadas realizamos uma Oficina Literária Ambiental, em parceria com os docentes, os aspectos socioambientais foram divididos para três turma de discentes do Ensino Médio – EJA matriculados na Escola Estadual Corintho Borges Façanha no município de Tefé-AM. Desta forma, buscamos fazer a interdisciplinaridade do tema com o referencial teórico sobre a cartografia literária. Com a elaboração do Atlas de Representações Literárias do Amazonas, esperamos contribuir para a compreensão de forma lúdica o ensino da literatura com o ensino das ciências ambientais. O atlas trouxe vários benefícios para prática pedagógica, não só do docente, mas de toda comunidade escolar. Por outro lado, a participação dos sujeitos da pesquisa contribuiu para que eles aumentassem seu sentimento de pertencimento à Região Amazônica e, portanto, que eles a partir de agora, ajudem na defesa desta região. Além disso, buscou-se que os sujeitos entendessem que as descrições literárias têm enormes contribuições para a formação do imaginário de pertencimento, e ao mesmo tempo, levando uma educação mais crítica e reflexiva, desenvolvendo estudantes engajados na análise e transformação dos espaços ambientais locais.eng
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the literary production in Amazonia that encompasses social and environmental aspects. Environmental studies require interdisciplinary reflections, so our overall objective was to develop an educational product that would present social and environmental aspects of literary works by authors from Amazonas. Among the specific objectives outlined, we highlight: to identify and characterize the recurring socio- environmental aspects in Amazonian literature works used in high school. In order to complete the work, we used Bardin's (1977) qualitative approach and discourse analysis; in addition, the inverted class and mind map method was used. The qualitative perspective is essential in the discussion of data and information, as it seemed to us that it would not be prudent to assess the socio- environmental aspects existing in literary works, without considering the context in which they occur. After the characterization and analysis of the selected literary works, we carried out an Environmental Literary Workshop, in partnership with the teachers, the socio-environmental aspects were divided into three group of high school students - EJA enrolled at the Corintho Borges Façanha State School in the city of Tefé-AM. In this way, we seek to make the theme interdisciplinary with the theoretical framework of literary cartography. With the elaboration of the Atlas of Literary Representations of Amazonas, we hope to contribute to the comprehension of the teaching of literature with the teaching of environmental sciences in a playful way. The atlas brought several benefits to pedagogical practice, not only for the teacher, but for the entire school community. On the other hand, the participation of the research subjects contributed so that they increased their sense of belonging to the Amazon Region and, therefore, that they, from now on, help in the defense of this region. In addition, we sought to make the subjects understand that literary descriptions have enormous contributions to the formation of the imaginary of belonging, and at the same time, leading to a more critical and reflective education, developing students engaged in the analysis and transformation of local environmental spaces.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/52449/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MateusMarques_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/52451/Prod.Educ._MateusMarques_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCiências ambientais - Estudo e ensino - Tefé (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleA interface literatura e ensino das ciências ambientais nas obras de autores amazonenseseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9980-6404eng
dc.subject.userAspectos socioambientaispor
dc.subject.userEstudos socioculturaispor
dc.subject.userEstudos Socioambientaispor
dc.subject.userLiteraturapor
dc.subject.userCartografia literáriapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MateusMarques_PROFCIAMB.pdf2.21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Prod.Educ._MateusMarques_PROFCIAMB.pdf9.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons