???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8650
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLima, Ana Caroline Gomes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7046830482548841eng
dc.contributor.advisor1Jesus, Edilza Laray de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3416993677349221eng
dc.contributor.advisor-co1Cavalcante, Katia Viana-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2715253110435470eng
dc.contributor.referee1Ferreira, Rosilene Gomes da Silva-
dc.contributor.referee2Ortêncio Filho, Henrique-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationLIMA, Ana Caroline Gomes de. O Estudo de aves e a prática interdisciplinar na Escola Básica. 2021. 58 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8650-
dc.description.resumoO ensino das Ciências Ambientais vai além do estudo da natureza e dos seres que nela habitam. Em sua totalidade, contribui para a formação crítica, social e humana dos indivíduos, visando as relações que ocorrem no ambiente e tomadas de decisões conscientes. Todas essas vertentes se direcionam para uma educação de qualidade pautada no estudante como protagonista no processo. A partir dessa perspectiva, esse trabalho teve como objetivo principal construir um material pedagógico com olhar interdisciplinar baseado nas aves. Para isso, foi realizado um levantamento das espécies que ocorriam na área urbana deste município. Os demais objetivos foram: conhecer a percepção de estudantes e professores sobre esse grupo de animais e identificar a sua relação com o ensino. A coleta de dados foi realizada com vinte e oito participantes da Escola Estadual Getúlio Vargas, localizada no município de Tefé, Amazonas, Brasil. Desse público, dez faziam parte do corpo docente de diferentes áreas do conhecimento (Geografia, História, Educação Física, entre outras) e dezoito estudantes, sendo dez do Ensino Fundamental II (6o ao 9o ano) e oito do Ensino Médio. Utilizou-se formulários online para a coleta de informações e o contato com os participantes foi por meio de mídia social. A pesquisa se caracteriza como Estudo de Caso Exploratório e a interpretação dos dados foi baseada na Análise de Conteúdo de Bardin. Foram observadas na área urbana do município 66 espécies de aves que serviram como base para a construção do produto educacional. A partir dos resultados, foi observado que professores e estudantes reconhecem as aves por meio de suas características físicas e a importância que possuem para seu habitat natural. Os participantes também mostraram conhecer uma diversidade de aves e demonstraram interesse por sua observação. Ao longo do processo de leitura do produto educacional, notou-se que os estudantes conseguiram relacionar as aves com outras componentes curriculares elevando a associação com temas além da área biológica. E os docentes revelaram possuir conhecimentos que proporcionem a associação do tema aves com sua área de atuação na sala de aula. Assim, os resultados obtidos mostraram que as aves, por meio do produto educacional, possuem potencial para serem utilizadas no ensino interdisciplinar. Desse modo, recomenda-se a utilização das aves para explorar aspectos relevantes no ensino que contribuam com um aprendizado contextualizado e com menos fragmentação.eng
dc.description.abstractThe teaching of Environmental Sciences goes beyond the study of nature and the beings that inhabit it. In its entirety, it contributes to the critical, social and human formation of individuals, aiming at the relationships that occur in the environment and conscious decision-making. All these aspects are directed towards quality education based on the student as the protagonist in the process. From this perspective, this work had as its main objective to build a pedagogical material with an interdisciplinary perspective based on birds. For this, a survey of species that occurred in the urban area of this municipality was carried out. The other objectives were: to know the perception of students and teachers about this group of animals and to identify their relationship with teaching. Data collection was performed with twenty-eight participants from the Getúlio Vargas State School, located in the municipality of Tefé, Amazonas, Brazil. Of this audience, ten were part of the faculty from different areas of knowledge (Geography, History, Physical Education, among others) and eighteen students, ten from Elementary School II (6th to 9th grade) and eight from High School. Online forms were used to collect information and contact participants through social media. The research is characterized as an Exploratory Case Study and data interpretation was based on Bardin's Content Analysis. In the urban area of the city, 66 species of birds were observed that served as the basis for the construction of the educational product. From the results, it was observed that teachers and students recognize birds through their physical characteristics and the importance they have for their natural habitat. Participants also showed to know a diversity of birds and showed interest in their observation. During the process of reading the educational product, it was noted that students were able to relate birds with other curriculum components, increasing the association with themes beyond the biological area. And the teachers revealed that they have knowledge that allows for the association of the theme birds with their area of expertise in the classroom. Thus, the results obtained showed that the birds, through the educational product, have the potential to be used in interdisciplinary teaching. Thus, it is recommended to use birds to explore relevant aspects in teaching that contribute to contextualized learning and less fragmentation.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/52484/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AnaCarolineLima_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/52486/Prod.Educ_AnaCarolineLima_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectCiências ambientais - Estudo e ensinopor
dc.subjectAves - Estudopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleO Estudo de aves e a prática interdisciplinar na Escola Básicaeng
dc.title.alternativeAves de Tefé: praticando interdisciplinaridade por meio de estóriaspor
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7340-2196eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9980-6404eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-2045-0175eng
dc.subject.userEducação na Amazôniapor
dc.subject.userEnsino de Ciências Ambientaispor
dc.subject.userPássarospor
dc.subject.userMaterial paradidáticopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaCarolineLima_PROFCIAMB.pdf1.46 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Prod.Educ_AnaCarolineLima_PROFCIAMB.pdf3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons