???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8711
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O método histórico-lógico em sua estruturação didática para o ensino do conceito de força no ensino médio
???metadata.dc.creator???: Meireles, Evelym Chaves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Nicot, Yuri Expósito
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva Filho, Wanderley Vitorino da
???metadata.dc.description.resumo???: A formação de conceitos constitui um dos elementos principais do processo de construção do conhecimento científico. Na disciplina de Física, é indispensável para a compreensão dos conteúdos programáticos que conceitos científicos, como o de Força, sejam formados pelos estudantes. A formação de conceitos, constitui um processo cognitivo complexo que requer a utilização de habilidades intelectuais, como a análise, comparação, reflexão, lógica, etc. Neste sentido, considerando a importância da formação do conceito de Força para a disciplina de Física, elaborou-se este trabalho de dissertação que propõe a aplicação do método histórico-lógico como um procedimento didático capaz de contribuir com a formação do conceito de Força. A proposta didática desenvolvida fundamenta-se na abordagem cognitiva e ativa de Jean Piaget, e consiste na implementação de uma sequência de atividades didáticas que incluem o ordenamento e a análise cronológica de fatos históricos, caracterização histórica das etapas científicas, trabalho lúdico, etc., com vistas na formação do conceito de Força. A pesquisa, de tipo qualitativa, utiliza como estratégia de investigação a observação participante, e propõe como métodos de coleta de dados a entrevista focal, o questionário com escala Likert, o protocolo de observação e as produções realizadas pelos estudantes em sala de aula. Os dados coletados são sistematizados e analisados à luz da Análise Textual Discursiva (ATD) de Moraes e Galiazzi. Por fim, os resultados evidenciam que o método histórico-lógico, um método científico, pode ser estruturado de forma didática e contribuir significativamente com a formação de conceitos científicos e com o processo de aprendizagem de estudantes do nível médio.
Abstract: The formation of concepts is one of the main elements in the process of building scientific knowledge. In the discipline of Physics, it is essential that scientific concepts, such as Force, are formed by students to understand the syllabus of the discipline. The formation of concepts, however, is a complex cognitive process that requires the use of intellectual skills, such as analysis, comparison, reflection, logic, among others. In this sense, considering the importance of forming the concept of Force for the discipline of Physics, this dissertation work was elaborated, which proposes the application of the historical-logical method as a didactic procedure capable of contributing to the formation of the concept of Force. Didactic proposal developed is based on Jean Piaget's cognitive and active approach, and consists of the implementation of a sequence of didactic activities that include the ordering and chronological analysis of historical facts, historical characterization of scientific stages, playful work, etc., with seen in the formation of the concept of Strength. The research, of a qualitative type, uses participant observation as a research strategy, and proposes as data collection methods the focal interview, the Likert scale questionnaire, the observation protocol and the productions carried out by students in the classroom. The collected data are systematized and analyzed in the light of the Textual Discursive Analysis (ATD) by Moraes and Galiazzi. Finally, the results show that the historical-logical method, a scientific method, can be structured in a didactic way and significantly contribute to the formation of scientific concepts and to the learning process of high school students.
Keywords: Física (Ensino médio)
Física - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Formação de conceitos
Método histórico-lógico
Conceito de força
Ensino e aprendizagem de Ciências
Ensino de Física
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: MEIRELES, Evelym Chaves. O método histórico-lógico em sua estruturação didática para o ensino do conceito de força no ensino médio. 2022. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8711
Issue Date: 20-Jan-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação _EvelymMeireles_PPGECIM.pdf1.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons