???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8715
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarros, Martinho Correia-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8995693902213026eng
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Harald Sá Peixoto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8413331972028683eng
dc.contributor.referee1Oliveira, Daniel Figueiredo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7616338547377380eng
dc.contributor.referee2Costa, Valcicléia Pereira da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2219072466269116eng
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationBARROS, Martinho Correia. Arandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofia. 2022. 241 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8715-
dc.description.resumoEste trabalho de pesquisa busca estender os limites do mundo dos jogos de tabuleiro e os limites das aulas de filosofia até encontrar um filosofar lúdico, como limiar capaz de promover a construção do conhecimento escolar, a partir de elementos estéticos, tecnológicos, mecânicos e narrativos contextualizados em manifestações e práticas culturais amazônidas. Partimos da ideia de Rubem Alves (2011) que existe uma dinâmica cognitiva, com requintes de ludicidade, capaz de promover a formação do conhecimento, por meio de analogias que dão o suporte necessário à imaginação para se filosofar brincando com conceitos, dançando com ideias e jogando com tão frágeis, convincentes e severas regras da linguagem. Explicado o que seriam as analogias e seu papel no desenvolvimento cognitivo, Rubem Alves (2011) vai apresentar, com uma fantástica maestria, histórias que fazem aflorar, da linguagem poética, o conhecimento sobre o que é a natureza do científico sob a perspectiva da Filosofia da Ciência, em um terreno relegado pela racionalidade ocidental ao qual toda poesia foi subjugada e marginalizada. Usando tais analogias para galgar o conhecimento ao tabuleiro, criamos o jogo Arandu por meio de uma simbiose literária trazendo elementos socioculturais da cidade de Tefé-AM para enriquecer a composição do nosso produto educacional. Com esta estratégia, apresentamos nossas diferentes tonalidades culturais sem que percamos a essência das analogias apresentadas por Rubem Alves (2011) colorindo nosso trabalho de ethos amazônico e propomos uma sequência didática para intentar o chão de nossas escolas de ludicidade nas aulas de filosofia.eng
dc.description.abstractThis research work seeks to go further the limits of the world of board games and the limits of philosophy classes until finding playful philosophizing, as a threshold capable of promoting the construction of school knowledge, based on aesthetic, technological, mechanical, and contextualized narrative elements in Amazonian cultural manifestations and practices. We start from the idea of Rubem Alves (2011) that there is a cognitive dynamic, with refinements of playfulness, capable of promoting the formation of knowledge, through analogies that give the necessary support to the imagination to philosophize playing with concepts, dancing with ideas and playing with such fragile, convincing and severe rules of language. Having explained what analogies would be and their role in cognitive development, Rubem Alves (2011) will present, with fantastic mastery, stories that bring out, from poetic language, knowledge about what is the nature of science from the perspective of Philosophy of Science, in a terrain relegated by Western rationality to which all poetry was subjugated and marginalized. Using such analogies to raise knowledge to the board, we created the Arandu game through a literary symbiosis bringing sociocultural elements from the city of Tefé-AM to enrich the composition of our educational product. With this strategy, we present our different cultural shades without losing the essence of the analogies presented by Rubem Alves (2011) coloring our work with the Amazonian ethos, and we propose a didactic sequence to intend the ground of our schools of playfulness in philosophy classes.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/53654/Disserta%c3%a7%c3%a3o_MartinhoCBarros_PPGFILO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensino - Programa de atividadespor
dc.subjectJogos de tabuleiropor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIAeng
dc.titleArandu: o fazer saber e a ludicidade no ensino de filosofiaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userFilosofiapor
dc.subject.userEnsinopor
dc.subject.userJogo de Tabuleiropor
dc.subject.userEthos amazônicopor
dc.subject.userSequência didáticapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_MartinhoCBarros_PPGFILO.pdf19.58 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons