???jsp.display-item.social.title??? |
![]() ![]() |
Please use this identifier to cite or link to this item:
https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Andréa Leite da | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1128199983143742 | eng |
dc.contributor.advisor1 | Costa, Valcicléia Pereira da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2219072466269116 | eng |
dc.contributor.referee1 | Baptista, Alexandre Jordão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1096965877017541 | eng |
dc.contributor.referee2 | Costa, Deodato Ferreira da | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1243908839023170 | eng |
dc.date.issued | 2021-12-23 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Andréa Leite da. A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio. 2022. 101 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021. | eng |
dc.identifier.uri | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8716 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa utiliza os principais elementos da ética epicurista, verificando de que forma podem ajudar a pensar e propor estratégias e métodos para auxiliar a superar as dificuldades de leitura e de escrita vivenciadas, durante as aulas de filosofia no ensino médio. Sob o viés de uma revisão bibliográfica da obra de Epicuro de Samos - Carta sobre a Felicidade (a Meneceu), mostrou-se possível a proposição de relações pertinentes, bem como sua contribuição para o ensino de filosofia e para o debate ético contemporâneo. Utilizando a Carta sobre a felicidade (a Meneceu) como recurso didático e a proposta metodológica da sequência didática, pretende-se averiguar como a doutrina epicurista pode cultivar, nos alunos, não somente o interesse pela filosofia, como também se ela pode ajudar nas dificuldades na leitura, estimulando a produção de textos e se os temas postulados pelo epicurismo continuam sendo relevantes. Procurou-se ampliar propostas de atividades filosóficas metodológicas retomando o estudo da doutrina epicurista e suas concepções éticas, tendo como objetivo compreender o corpus epicurista e seus desdobramentos e de que forma o pensamento de Epicuro pode auxiliar a pensar estratégias para as aulas de filosofia. | eng |
dc.description.abstract | The research uses the main elements of Epicurean ethics, verifying how these elements can help to think and propose strategies and methods to help overcome the reading and writing difficulties experienced during philosophy classes in high school. Under the bias of a bibliographic review of the work of Epicurus de Samos - Letter on Happiness (a Meneceu), it proved possible to propose relevant relationships and their contribution to the teaching of philosophy and to the contemporary ethical debate. Using the Letter on Happiness (Meneceu) as a didactic resource and the methodological proposal of the didactic sequence, it is intended to find out how the Epicurean doctrine can cultivate an interest in philosophy in students, if it can help with reading difficulties, stimulate production of texts and whether the themes proposed by Epicureanism continue to be relevant. An attempt was made to expand proposals for methodological philosophical activities, resuming the study of Epicurean doctrine and its ethical conceptions, with the objective of understanding the Epicurean corpus and its developments and how Epicurus' thought can help to think about strategies for philosophy classes. | eng |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | eng |
dc.format | application/pdf | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufam.edu.br/retrieve/53656/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AndreaCosta_PPGFILO.pdf.jpg | * |
dc.language | por | eng |
dc.publisher | Universidade Federal do Amazonas | eng |
dc.publisher.department | Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais | eng |
dc.publisher.country | Brasil | eng |
dc.publisher.initials | UFAM | eng |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Filosofia | eng |
dc.rights | Acesso Aberto | - |
dc.subject | Filosofia - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Filosofia antiga | por |
dc.subject | Epicuristas (Filosofia grega) | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA | eng |
dc.title | A carta a Meneceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofia no nível médio | eng |
dc.type | Dissertação | eng |
dc.subject.user | Carta a Meneceu | por |
dc.subject.user | Ensino de filosofia | por |
dc.subject.user | Epicuro | por |
dc.subject.user | Epicurismo | por |
dc.subject.user | Ética epicurista | por |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Filosofia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dissertação_AndreaCosta_PPGFILO.pdf | Dissertação A carta a Meceu (sobre a felicidade) como recurso didático-pedagógico ao ensino de filosofina no nível médio | 1.67 MB | Adobe PDF | ![]() Download/Open Preview |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.