???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8802
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRebêlo, Thiago Gonçalves-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8489247805031702eng
dc.contributor.advisor1Farias, Sidilene Aquino de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6974383103784984eng
dc.contributor.advisor-co1Gasnier, Thierry Ray Jehlen-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4516956326681680eng
dc.contributor.referee1Braga, Marcel Bruno Pereira-
dc.contributor.referee2Marques, Clara Virginia Vieira Carvalho Oliveira-
dc.date.issued2020-12-17-
dc.identifier.citationREBELO, Thiago Gonçalves. Autonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedades. 2022. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8802-
dc.description.resumoO tema dessa pesquisa é autonomia na formação de professores. O objetivo principal foi produzir um quadro teórico analítico relacional entre aspectos que possibilitam a construção de competências pedagógicas e autonomia profissional docente em cursos de formação inicial de professores de Química. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, os participantes da pesquisa foram 16 licenciandos de Química. Essa pesquisa situa-se na linha de formação de professores de ciências e matemática, mais precisamente com respeito a formação inicial de professores de Química. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram: análise documental dos PPCs de 2005 e 2016; entrevista semiestruturada e questionário. A técnica utilizada na análise das entrevistas, PPCs e questões abertas do questionário foi ATD, e para as questões fechadas dos questionários usamos estatística descritiva que envolveu o cálculo da Moda, Ranking Médio (RM) e Escore Total. Apontamos como principais resultados os desafios de manter a coerência entre o currículo prescrito e o perfil dos licenciandos e as contradições que figuram em torno do ensino dos conteúdos e a percepção dos licenciandos de Química acerca da autonomia. A modo de conclusão, apontamos algumas lacunas de conhecimento, como por exemplo: Por que ou quais razões para a contrariedade presente no entendimento da autonomia? Existem meios possíveis para mudar a percepção dos licenciandos de que ensinar não é depositar o máximo de conteúdo? Como dirimir os efeitos dessa visão tradicional de ensino na formação inicial?eng
dc.description.abstractThe theme of this research is teacher training. The main objective was to produce a relational analytical theoretical framework among aspects that enable the construction of pedagogical competences and professional teaching autonomy in courses of initial formation of teachers of Chemistry. It is a research with a qualitative approach, the research participants were 16 Chemistry graduates. This research is in line with the training of science and mathematics teachers, more precisely with respect to the initial training of teachers of chemistry. The instruments used for data collection were: document analysis of the 2005 and 2016 PPCs; semi structured interview and questionnaire. The technique used in the analysis of the interviews, PPCs and open questions of the questionnaire was ATD, and for the closed questions of the questionnaires we used descriptive statistics that involved the calculation of Fashion, Average Ranking (RM) and Total Score. We point out as main results the challenges of maintaining the coherence between the prescribed curriculum and the profile of the graduates and the contradictions that appear around the teaching of the contents and the perception of the Chemistry graduates about the autonomy. In conclusion, we point out some knowledge gaps, such as: Why or what reasons for the present contradiction in the understanding of autonomy? Are there possible ways to change the perception of undergraduates that teaching is not depositing as much content as possible? How to resolve the effects of this traditional teaching vision on initial training?eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.document*
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/54931/Dissertacao_ThiagoRebelo_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores de química - Formaçãopor
dc.subject.cnpqOUTROS: CIENCIASeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: POLITICA EDUCACIONALeng
dc.titleAutonomia na formação inicial de professores de Química: entre desafios e contrariedadeseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.description.sugestaoSugiro que ações institucionais como estas sejam divulgadas.eng
dc.description.infoGostaria de agradecer aos funcionários da biblioteca da Faculdade de Direito - Ufam por me ajudarem na formulação de buscas sistemáticas.eng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-3866-207Xeng
dc.subject.userAutonomiapor
dc.subject.userCompetência profissionalpor
dc.subject.userFormação de professorespor
dc.subject.userSaberes docentespor
dc.subject.userLicenciatura em Químicapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_ThiagoRebelo_PPGECIM.pdfDissertação1.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons