???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8829
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Ildete Freitas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1625027343464825eng
dc.contributor.advisor1Silva, Heloísa Helena Corrêa da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4664295271962137eng
dc.contributor.referee1Bettiol, Célia Aparecida-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6935670235651644eng
dc.contributor.referee2Freitas, Marilene Corrêa da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4187449641949679eng
dc.contributor.referee3Mourão, Arminda Raquel Botelho-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379eng
dc.contributor.referee4Rossini, Rosa Ester-
dc.date.issued2022-03-08-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ildete Freitas. Formação superior e ressignificação do papel etnopolítico de mulheres indígenas na esfera pública no Alto Solimões/Amazonas. 2022. 263 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8829-
dc.description.resumoA atuação docente imbricada na tríplice fronteira Brasil-Peru-Colômbia, espaço multifacetado do ponto de vista cultural, detentor de expressiva população originária, e a condição feminina na atualidade, nos direcionou para a pesquisa acerca da formação superior de mulheres indígenas. Diante da presença feminina indígena em cursos superiores, no nosso fazer pedagógico, e dos desafios de toda ordem impostos às mulheres em nossa sociedade, e em especial às indígenas, sentimo-nos instigada a conhecer as transformações epistemológicas ocorridas com egressas indígenas e o impacto destas transformações na atuação etnopolítica das mesmas. A necessidade de uma crescente sensibilização de todos os segmentos da sociedade acerca do papel feminino, e da sua valorização, parece-nos vital. Desse modo, objetivamos analisar o posicionamento das mulheres indígenas egressas de cursos superiores em relação às contribuições destes para a afirmação social e política dessas mulheres em instâncias de decisão e poder. Nos ancoramos na Sociologia Compreensiva de Max Weber (2009), como teoria e método do trabalho investigativo que desejamos empreender. Propomos uma pesquisa de abordagem qualitativa (Bogdan & Biklen, 1994) de inspiração etnográfica (Cardoso de Oliveira, 2000). Utilizamos como procedimentos para coleta dos dados os métodos etnográficos de observação direta participante e entrevistas semiestruturadas. As participantes da pesquisa, são sete egressas de cursos superiores formadas pelas instituições públicas de ensino superior da região do Alto Solimões. Além de três mulheres Tikuna candidatas à vereadora nas eleições municipais de 2020, a liderança do cacicado feminino de Umariaçu II durante a realização desta pesquisa, e três mulheres indígenas Tikuna e Omágua/Kambeba de expressão pública com atuação local, regional e nacional. Ainda acerca dos interlocutores dessa pesquisa, selecionamos três homens indígenas como participantes indiretos. As comunidades selecionadas para essa investigação são Umariaçu I e II, Terra indígena Tukuna em Tabatinga, e comunidade Filadélfia, Terra Indígena Santo Antonio, em Benjamim Constant/AM. Os resultados dessa pesquisa, indicam um protagonismo das mulheres indígenas nos espaços de decisão e poder que sua comunidade necessita acessar, além da reverberação desse conhecimento/formação dentro das comunidades, evidenciando a formação superior como alavanca na participação política das mesmas e consequentemente do fortalecimento do movimento etnopolítico.eng
dc.description.abstractThe teaching performance imbricated in the triple border Brazil-Peru-Colombia, a multifaceted space from the cultural point of view, holder of a significant original population, and the female condition today, directed us to research on the higher education of indigenous women. Faced with the presence of indigenous women in higher education courses, in our pedagogical practice, and the challenges of all kinds imposed on women in our society, and especially on indigenous women, we feel encouraged to know the epistemological transformations that occurred with indigenous graduates and the impact of these transformations in their ethnopolitical performance. The need for a growing awareness of all segments of society about the female role, and its valorization, seems to us to be vital. Thus, we aim to analyze the position of indigenous women graduating from higher education courses in relation to their contributions to the social and political affirmation of these women in decision-making and power instances. We are anchored in the Comprehensive Sociology of Max Weber (2009), as a theory and method of investigative work that we wish to undertake. We propose a qualitative approach (Bogdan & Biklen, 1994) with ethnographic inspiration (Cardoso de Oliveira, 2000). We used as procedures for data collection the ethnographic methods of direct participant observation and semi-structured interviews. The research participants are seven graduates from higher education courses graduated from public higher education institutions in the Alto Solimões region. In addition to three Tikuna women candidates for councilor in the 2020 municipal elections, the female chieftaincy leadership of Umariaçu II during this research, and three indigenous Tikuna and Omagua/Kambeba women of public expression with local, regional and national performance. Still regarding the interlocutors of this research, we selected three indigenous men as indirect participants. The communities selected for this investigation are Umariaçu I and II, Tukuna indigenous land in Tabatinga, and Filadelfia community, Santo Antonio indigenous land, in Benjamim Constant - AM. The results of this research indicate a role of indigenous women in the spaces of decision and power that their community needs to access, in addition to the reverberation of this knowledge/training within the communities, evidencing higher education as a lever for their political participation and consequently for the strengthening of the ethnopolitical movement.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/55437/Tese_IldeteOliveira_%20PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectMulheres indígenas - Condições sociais - Amazôniapor
dc.subjectMulheres indígenas - Educação (Superior) - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleFormação superior e ressignificação do papel etnopolítico de mulheres indígenas na esfera pública no Alto Solimões/Amazonaseng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-0777-5808eng
dc.subject.userFormação superiorpor
dc.subject.userMulheres indígenaspor
dc.subject.userEtnopolíticapor
dc.subject.userEsfera públicapor
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_IldeteOliveira_ PPGSCA.pdf3.68 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons