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DC FieldValueLanguage
dc.creatorBarbosa, Cláudia dos Santos-
dc.creator.LattesLattes indisponíveleng
dc.contributor.advisor1Silva, Sandra Helena da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4319441308236433eng
dc.contributor.referee1Vasconcelos, Maria Eliane de Oliveira-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Kátia Viana-
dc.date.issued2022-03-22-
dc.identifier.citationBARBOSA, Cláudia dos Santos. O potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, Uarini/AM. 2022. 137 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8860-
dc.description.resumoAs práticas educativas em espaços não formais são um importante meio de transformação do processo de ensino-aprendizagem, facilitando o ensino contextualizado e interdisciplinar, valorizando os saberes socioculturais. O trabalho tem como tema a educação do campo em espaços não formais, considerando a associação entre o paradigma da complexidade sistêmica de Edgar Morin; a perspectiva interdisciplinar das ciências ambientais; e o modelo de educação libertadora e dialógica do pensamento Freiriano. Todo este aporte teórico e metodológico nos guiou na análise do potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, a partir das práticas e saberes socioculturais para uma proposta de educação do campo. O trabalho adotou abordagem qualitativa, utilizando as técnicas de coleta de dados: levantamento documental, entrevistas semiestruturadas, observação sistemática, diário de campo, registros fotográficos e ferramentas DRP. Participaram da pesquisa moradores da comunidade Punã, educadores e educandos da Escola Municipal São Luiz de Gonzaga e gestores de educação. As atividades práticas de grupo nos espaços não formais subsidiaram a construção de um produto pedagógico, construído de forma coletiva com os sujeitos da pesquisa. O estudo concluiu que o modelo de educação do estado não dá conta de atender os povos do campo. Os saberes locais em conjunto com os elementos do ambiente natural deveriam ser contemplados em uma proposta político pedagógica. Este é um caminho possível para uma educação que reconheça a diversidade dos povos do campo.eng
dc.description.abstractEducational practices in non-formal spaces are an important method of transformation of teaching-learning process, promoting a contextualized and transdisciplinary education, appreciating socio-cultural knowledge. The theme of the present study the rural education in non-formal spaces, regarding the link between the Paradigm of Systemic Complexity from the author Edgar Morin; the interdisciplinary perspective of the environmental sciences; and the model of liberator and dialogic education as proposed by Paulo Freire. This theoretical and methodological subset were our guide in the task of analyzing the didactic-pedagogic potential in non-formal spaces at Punã community, starting from practices and socio- cultural values, in order to reach a new proposal of rural education. The work has a qualitative approach, and uses the following data collection techniques: documentary survey, semi-structured interviews, systematic observation, field diary, photographs and tools for collective rural diagnosis. The research had as participants, dwellers of Punã community, educators and students of Municipal School São Luiz de Gonzaga and education managers. The group practical activities in non-formal spaces subsidized the creation of a pedagogic product, built collectively with the research participants. The research concluded that the state's educational model is detached from the rural people's needs. The local knowledge allied with elements of the natural environment, must be appreciated in a politic pedagogic proposal. This is a possible way for an education that acknowledges the rural people's diversity.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/55783/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Cl%c3%a1udiaBarbosa_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/55785/Prod.%20Educ._Cl%c3%a1udiaBarbosa_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação rural - Amazôniapor
dc.subjectCiências ambientais - Ensino - Amazôniapor
dc.subject.cnpqOUTROS:CIENCIASeng
dc.titleO potencial didático-pedagógico presente nos espaços não formais da comunidade Punã, Uarini/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8913-3421eng
dc.subject.userEspaços não formaispor
dc.subject.userEnsino das ciências ambientaispor
dc.subject.userEducação do campopor
dc.subject.userEducação popularpor
dc.subject.userSaberes socioculturaispor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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