???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9055
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O ensino de ecologia e o sentimento de pertencimento do estudante no ensino fundamental com a Floresta Amazônica
???metadata.dc.creator???: Brelaz, Laiza Morais Rodrigues 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Irlane Maia de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Gasnier, Thierry Ray Jehlen
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Mônica de Oliveira
???metadata.dc.description.resumo???: O ensino de ecologia deve contribuir com a formação de cidadãos preocupados com a sustentabilidade, que se sintam de fato pertencentes ao bioma no qual estão inseridos. Entendendo a grandeza da região Amazônica e a situação de degradação progressiva em que se encontra, esta pesquisa qualitativa teve como objetivo geral compreender como o ensino de ecologia pode estar contribuindo para o sentimento de pertencimento de estudantes do ensino fundamental para com a Amazônia. Como objetivos secundários, a pesquisa buscou analisar como se dá o ensino de ecologia durante o ensino fundamental, conhecer a vivência desses estudantes em ambientes naturais, não formais e informais de ensino, além de investigar se há ocorrências de sentimentos de pertencimento dos estudantes para com a Floresta Amazônica. Para o alcance desses objetivos, estudantes do 9° ano do ensino fundamental foram entrevistados, e todos os dados oriundos na coleta de dados foram trabalhados a partir da metodologia da Análise Textual Discursiva. Os resultados encontrados apontaram que o ensino de ecologia vem ocorrendo de forma descontextualizada, sem valorização necessária a elementos da fauna e flora. Foi observado também que não houveram iniciativas escolares que colocaram estes estudantes em interação com ambientes naturais, não formais e informais de ensino. Os estudantes demonstraram certo apego e valorização para com a região Amazônica, indicando que situações familiares seriam a principal motivação para tal. Concluímos que os estudantes demostram sentir-se pertencentes à região amazônica, porém pouco conhecimento ecológico foi construído com base neste sentimento durante o ensino fundamental. Desta forma, a pesquisa poderá contribuir para compreendermos o sentimento de pertencimento como valor cognitivo, capaz de ser estimulado no processo de ensino-aprendizagem de ecologia, fazendo este conhecimento ser construído em base sólidas, que motivarão atitudes práticas de valorização e preocupação com a sustentabilidade Amazônica.
Abstract: The teaching of ecology should contribute to the training of citizens concerned with sustainability who feel in fact belonging to the biome in which they are inserted. Understanding the greatness of the Amazon region and the situation of progressive degradation in which it finds itself, this qualitative research aimed at understanding how ecology teaching may be contributing to the feeling of belonging of elementary school students in the Amazon. As secondary objectives, the research sought to analyse how is the teaching of ecology during elementary school, to know the experience of these students in natural, non-formal and formal teaching environments, in addition to investigating whether there are occurrences of feelings of belonging of students to with the Amazon Rainforest to achieve these objectives, 9th grade students were interviewed, and all data from data collection were worked from the methodology of Discursive Textual Analysis. The results found pointed out that the teaching of ecology is occurring in a decontextualized way, without the necessary valorisation of the elements of fauna and flora. It was also observed that there were no school initiatives that placed these students in interaction with natural, non-formal and formal teaching environments. The students showed a certain attachment and appreciation to the Amazon region, indicating that family situations would be the main motivation for this. We conclude that the students show to feel belonging to the Amazon region, however little ecological knowledge was built based on this feeling during elementary school This research may contribute to understanding the feeling of belonging as a cognitive value, that is able to be stimulated in the teaching-learning process of ecology, making this knowledge built on a solid basis, which will motivate practical attitudes of valorisation and concern with the sustainability of the Amazon.
Keywords: Ciências - Ensino fundamental - Manaus (AM)
Ecologia - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Ensino-aprendizagem
Ecologia
Floresta Amazônica
Contextualização
Sentimento de pertencimento
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: BRELAZ. Laiza Morais Rodrigues. O ensino de ecologia e o sentimento de pertencimento do estudante no ensino fundamental com a Floresta Amazônica. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9055
Issue Date: 22-Apr-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LaizaBrelaz_PPGECIM.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons