???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9086
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorBatista, Gerson Cruz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3732275470627979eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, José Alcimar de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7437039110629695eng
dc.contributor.referee1Silva, Gimima Beatriz Melo da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2039509924738052eng
dc.contributor.referee2Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3181260521011038eng
dc.date.issued2022-02-23-
dc.identifier.citationBATISTA, Gerson Cruz. Filosofia no ensino médio: a sala de aula como espaço para desenvolver a experiência filosófica como crítica do cotidiano. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9086-
dc.description.resumoO foco deste trabalho investigativo está enquadrado na possibilidade de pensar e desenvolver uma proposta alternativa para o ensino de filosofia no nível médio da educação no país que envolva o conteúdo do pensamento e o exercício do pensar filosoficamente usando a sala de aula de Filosofia como espaço fecundo para o devir da experiência do filosofar mediante a reflexão crítica dos/as jovens em relação ao contexto cultural no qual estão inseridos e, do qual recebem suas influências. Para responder a essa problemática, de que maneira o ensino filosófico no espaço da sala de aula pode se constituir em uma experiência filosófica como crítica do cotidiano, há o desenvolvimento de uma sequência didática como proposta a ser aplicada em sala de aula de Filosofia. Buscamos como base para a fundamentação teórica as contribuições do pensamento de Theodor Adorno, Agnes Heller e Paulo Freire, além de subsídios inestimáveis de outros teóricos expressivos, para ponderar sobre a tarefa da filosofia como reflexão crítica, bem como a importância do ensino filosófico baseado na relação dialógica entre o mundo e os saberes filosóficos desenvolvidos na sala de aula.eng
dc.description.abstractEl enfoque de este trabajo de investigación está encuadrado en la posibilidad de pensar y desarrollar una propuesta alternativa para la enseñanza de filosofía en el nivel medio de la educación en el país que involucre el contenido del pensamiento y el ejercicio del pensar filosóficamente usando el aula de clase de Filosofía como espacio fecundo para el devir de la experiencia del filosofar mediante la reflexión crítica de los/las jóvenes en relación al contexto cultural en el cual están inseridos y, del cual reciben sus influencias. Para responder a esta problemática, de cuál manera la enseñanza filosófica en el espacio del aula de clase puede constituirse en una experiencia filosófica como crítica del cotidiano, hay el desarrollo de una secuencia didáctica como propuesta en ser aplicada en la clase de Filosofía. Buscamos como base para la fundamentación teórica a las contribuciones del pensamiento de Theodor Adorno, Agnes Heller y Paulo Freire, además de subsídios inestimables de otros teóricos expressivo, para ponderar sobre la tarea de la filosofia como reflexión crítica, como también la importância de la enseñanza filosófica basada en la relación dialógica entre el mundo y los saberes filosóficos desarrolhados en el aula de clase.spa
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59541/Disserta%c3%a7%c3%a3o_GersonBatista_PPGFILO.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectFilosofia - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleFilosofia no ensino médio: a sala de aula como espaço para desenvolver a experiência filosófica como crítica do cotidianoeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userEnsino de Filosofiapor
dc.subject.userSala de aulapor
dc.subject.userExperiência filosóficapor
dc.subject.userCrítica do cotidianopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GersonBatista_PPGFILO.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons