???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9114
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAigba, Tatiana-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4385501451680965eng
dc.contributor.advisor1Exequiel Basini Rodriguez, José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8521382192383104eng
dc.contributor.referee1Silva, Sidney Antônio da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0830926768091773eng
dc.contributor.referee2Santos, Luiz Fernando de Souza-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3862781680822535eng
dc.date.issued2020-12-09-
dc.identifier.citationAIGBA, Tatiana. Estudo do consumo e da estética do mundo amazônico a partir da venda de artesanato no Mercado Municipal Adolpho Lisboa. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9114-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o estudo da socioespacialidade desenvolvida no âmbito do Mercado brasileiro Adolpho Lisboa vinculada à circulação, consumo e estéticas produzidas pela venda de artesanato. De forma específica foram estudados os assuntos, a saber, 1. Considerar a socioespacialidade, dentro do Mercado como local emblemático da cidade, que possibilita estabelecer relações sociais e comerciais, a partir da venda de artesanatos e outros produtos; 2. Mapear e classificar a estética dos artigos localizados no âmbito interno do Mercado a partir da sua importância para o consumo dos clientes: artesanato, roupas de vários tipos, produção de objetos artísticos, entre outros; 3. Estabelecer os diferentes tipos sociais que interagem no Mercado; e 4. Trazer uma discussão sobre as relações simbólicas, gerada a partir das preferências do consumo, da organização e circulação de objetos artesanais. Com a realização dessa pesquisa pode-se evidenciar que o Mercado Municipal Adolfo Lisboa possui grande significância no imaginário cultural da cidade pela representatividade e história do local vinculada ao primeiro “ciclo da borracha” na região amazônica.eng
dc.description.abstractThe following work addresses the study of socio-spatiality developed within the scope of the Brazilian Adolpho Lisboa market linked to circulation, consumption and aesthetics produced by the sale of handicrafts. Specifically, the subjects were studied, a saber, 1. Consider socio spatiality, within the Market as an emblematic place in the city, which makes it possible to establish social and commercial relations, from the sale of handicrafts and other products; 2. Map and classify the aesthetics of articles within the domestic market based on their importance for customer consumption: handicrafts, clothing of various types, production of artistic objects, among others; 3. Establish the different social types that interact in the Market; and 4. Bring a discussion on symbolic relationships, generated from the preferences of consumption, organization and circulation of handcrafted objects. With this research, it can be seen that the Adolfo Lisboa Municipal Market has great significance in the cultural imaginary of the city due to the representativeness and history of the place linked to the first “rubber cycle” in the Amazon region.eng
dc.description.sponsorshipCNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicoeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59857/Disserta%c3%a7%c3%a3o_TatianaAigba_PPGAS.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Estudos Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Antropologia Socialeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADASeng
dc.titleEstudo do consumo e da estética do mundo amazônico a partir da venda de artesanato no Mercado Municipal Adolpho Lisboaeng
dc.title.alternativeStudy of consumption and aesthetics of the amazon world from the sale of crafts in the Municipal Market Adolpho Lisboaeng
dc.title.alternativeÉtude de la consommation et de l'esthétique du monde amazonien à partir de la vente d'artisanat sur le Marché Municipal Adolpho Lisboafra
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userManauspor
dc.subject.userMercado Públicopor
dc.subject.userConsumopor
dc.subject.userEstéticapor
dc.subject.userAmazôniapor
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_TatianaAigba_PPGAS.pdf2.95 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.