???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9162
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Quilombo de Itacoatiara-AM: um estudo de caso na Escola Municipal Engenheiro Casseano Secundo (2017-2021)
Other Titles: Quilombo de Itacoatiara-AM: a case study in the Municipal School Engineer Casseano Secundo (2017-2021).
???metadata.dc.creator???: Leite, Cynthia Maria Bindá 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Heloísa Helena Corrêa da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Marin, Rosa Elizabeth Acevedo
???metadata.dc.contributor.referee3???: Pinto, Elisabete Aparecida
???metadata.dc.contributor.referee4???: Nascimento, Maria Antônia Cardoso
???metadata.dc.contributor.referee5???: Campos, Gláucio Campos Gomes
???metadata.dc.description.resumo???: RESUMO A tese intitulada Quilombo de Itacoatiara-Am: Um Estudo De Caso Na Escola Municipal Engenheiro Casseano Secundo tem como objetivo geral, identificar os elementos culturais e políticos para a implantação do Projeto Pedagógico na escola existente no quilombo de Itacoatiara/Am, tendo-se como referência a Base Nacional Comum Curricular-BNCC. A investigação utilizou-se da abordagem qualitativa, por meios das técnicas de Entrevista em profundidade, Análise documental e Observação, com a participação de 55 participantes. Bourdieu e Norbert Elias sustentam a análise no campo social da tese, além dos teóricos, como Alfredo Wagner, Acevedo, Fanon, Sawaia, dentre outros ilustres teóricos que se dedicaram a explanação do tema. Os resultados mostraram que houve exclusão social em todos os momentos da história dos quilombos, antes e depois da constituição de 1988. Portanto, para participação ativa do cidadão quilombola nas lutas em prol do Quilombo do Lago de Serpa, há necessidade da parceria da escola. Nesse aspecto, o Projeto Pedagógico foi o responsável por essa conexão. A pesquisa com todos os participantes da comunidade, demonstrou tratar-se de uma comunidade de remanescentes de quilombos e que alguns moradores da localidade, não se autodeclararam por medo de perder algum benefício ou “voltar a ser escravo”. O entrelaçamento Escola/Quilombo contribuiu para maior mobilização da comunidade quilombola na luta contra todo tipo de exclusão, discriminação e preconceito. A construção do Projeto Pedagógico identificou elementos culturais e políticos envolvidos na construção da identidade do sujeito quilombola, o que permitiu enxergar com maior clareza, os problemas enfrentados tanto no Quilombo como na escola. Nesse aspecto, tal modelo de projeto poderá contribuir para a construção da proposta Pedagógica de outros quilombos. Assim, constata-se a veracidade da tese, pelo fato do Projeto Pedagógico ser o coração de uma escola, seja ela quilombola ou não. A comprovação de que na região do baixo Amazonas não existe projeto Pedagógico em escolas construídas dentro dos quilombos, o que é o caso da Escola Municipal Engenheiro Casseano Secundo, atesta a veracidade da tese. Assim, a ausência de conhecimento da importância social, cultural e política dos primeiros quilombos, como construtores de uma nova visão social acerca da injustiça em todas as áreas, sofridas pelos negros no decorrer dos séculos, antes e depois da libertação dos escravos, o não reconhecimento da história de luta da comunidade, dificultaram a participação ativa dos membros e alunos quilombolas da escola em pauta, nas questões em defesa de seus direitos individuais, da escola e do próprio quilombo. Nesse aspecto, a dinâmica das redes de interdependência resultou em significados tanto individuais, de forma única, como coletivos, o que remete a incorporação do habitus educacional, o que veio a gerar mudanças e perspectivas, comprovadas pela narrativa dos membros do Quilombo e comunidade escolar que lutam pela continuidade da educação na escola quilombola. Considera-se uma análise de um processo em continuidade, o que significa que se atualmente não há tanta luta por parte do Quilombo contra a exclusão social sofrida secularmente, o cenário do futuro poderá representar uma comunidade altamente conscientizada e ativa nas lutas em prol de seus direitos. Palavras- Chaves: Quilombolas. Inclusão/Exclusão. Projeto Pedagógico. Habitus. Interdependência 
Abstract: ABSTRACT The thesis entitled Quilombo de Itacoatiara-Am: A Case Study at the Engenheiro Casseano Secundo Municipal School has as its general objective to identify the cultural and political elements for the implementation of the Pedagogical Project in the existing school in the quilombo of Itacoatiara/Am, having as reference to the National Curricular Common Base-BNCC. The investigation used a qualitative approach, using in-depth interview techniques, document analysis and observation, with the participation of 55 participants. Bourdieu and Norbert Elias support the analysis in the social field of the thesis, in addition to theorists, such as Alfredo Wagner, Acevedo, Fanon, Sawaia, among other illustrious theorists who have dedicated themselves to the explanation of the theme. The results showed that there was social exclusion at all times in the history of the quilombos, before and after the 1988 constitution. Therefore, for the active participation of the quilombola citizen in the struggles in favor of the Quilombo do Lago de Serpa, there is a need for a partnership with the school. In this aspect, the Pedagogical Project was responsible for this connection. The survey with all community participants showed that it was a community of quilombo remnants and that some residents of the locality did not declare themselves for fear of losing some benefit or “going back to being a slave”. The School/Quilombo intertwining contributed to greater mobilization of the quilombola community in the fight against all types of exclusion, discrimination and prejudice. The construction of the Pedagogical Project identified cultural and political elements involved in the construction of the identity of the quilombola subject, which allowed to see more clearly the problems faced both in the Quilombo and in the school. In this aspect, such a project model can contribute to the construction of the Pedagogical proposal of other quilombos. Thus, the veracity of the thesis is verified, due to the fact that the Pedagogical Project is the heart of a school, be it quilombola or not. The proof that in the lower Amazon region there is no Pedagogical project in schools built within the quilombos, which is the case of the Municipal School Engenheiro Casseano Secundo, attests to the veracity of the thesis. Thus, the lack of knowledge of the social, cultural and political importance of the first quilombos, as builders of a new social vision about injustice in all areas, suffered by blacks over the centuries, before and after the liberation of slaves, the lack of recognition of the community's history of struggle, hampered the active participation of quilombola members and students from the school in question, in issues in defense of their individual rights, the school and the quilombo itself. In this aspect, the dynamics of interdependence networks resulted in meanings both individual, in a unique way, and collective, which refers to the incorporation of the educational habitus, which came to generate changes and perspectives, proven by the narrative of the Quilombo members and the school community. who fight for the continuity of education in the quilombola school. It is considered an analysis of a process in continuity, which means that if there is currently not so much struggle on the part of the Quilombo against the social exclusion suffered for centuries, the scenario of the future may represent a highly aware and active community in the struggles for their rights. Keywords: Quilombolas. Inclusion/Exclusion. Pedagogical project. Habitus. Interdependence
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Quilombolas
Inclusão/Exclusão
Projeto Pedagógico
Habitus
Interdependência
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Humanas e Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: LEITE, Cynthia Maria Bindá. Quilombo de Itacoatiara-AM: um estudo de caso na Escola Municipal Engenheiro Casseano Secundo (2017-2021). 2021. 315 f.: color. Tese. (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9162
Issue Date: 30-Dec-2021
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_CynthiaLeite_PPGSCA.pdfDocumento Principal- Tese6.7 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.