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dc.creatorOliveira, Iana Cavalcante de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9174220308352541eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Elimar Pinheiro do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5290901839648752eng
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Elimar Pinheiro do-
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dc.contributor.referee1Joésia, Moreira Julião Pacheco-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1184014368070801eng
dc.contributor.referee2Carneiro, Daniela Maria Rocco-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2287042507047141eng
dc.contributor.referee3Costa Filho, Juvenal Pinheiro da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4144088485894797eng
dc.contributor.referee4Silva Filho, Erivaldo Cavalcanti e-
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dc.contributor.referee5Tasso, João Paulo Faria-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/8501815511514126eng
dc.date.issued2022-04-18-
dc.identifier.citationOliveira, Iana Cavalcante de. A Imagem da Amazônia: estudo a respeito da percepção dos turistas estrangeiros sobre a Amazônia. 2022. 175 f. Tese (Doutorado em Agronomia Tropical) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9181-
dc.description.resumoA imagem do destino turístico está presente em toda a experiência de consumo ligada a uma viagem; projeta-se na mente do turista antes da realização, passa pela satisfação durante a estadia e perdura depois do retorno do turista. A imagem dos destinos turísticos é um forte ingrediente no processo decisório de escolha das viagens, e ela se modifica entre o antes e o depois da viagem. Nesse sentido, a imagem de um destino turístico tem uma trajetória, não é algo estanque, está em constante movimento. O objetivo principal do presente estudo é objetivo principal verificar qual a imagem que o turista estrangeiro tem sobre a Amazônia no momento de sua visita, e se ela sofre modificações comparativamente em relação à imagem anterior. Para alcançar este objetivo, realizou-se uma pesquisa exploratória-descritiva com viés predominantemente quantitativo. A coleta de dados aconteceu por meio de um questionário, aplicado à uma amostra de 504 turistas estrangeiros que visitaram as cidades de Belém e Manaus no período de junho de 2019 a fevereiro de 2020. Estas duas cidades são as principais entradas na Amazônia para os estrangeiros. Na primeira cidade foram pesquisados os turistas que nela chegaram via aérea, e no caso da segunda, a aqueles que alcançaram Manaus por via fluvial. Esses estrangeiros eram provenientes, sobretudo, dos Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha e França. A primeira e importante conclusão é a de que a imagem percebida pelos visitantes em relação à Amazônia melhora durante a viagem. A segunda é que a melhoria da imagem está associada, sobretudo, à beleza da paisagem, aos aspectos físico-naturais da região, que surpreende por sua conservação; ao acolhimento afetivo da população local e à sua cultura, incluindo a gastronomia, fator que superou às expectativas. Verificou-se também que a imagem percebida pelo turista sofre modificação dependendo das experiências que o turista vivencia durante a viagem. E em Belém como a amostra pesquisada passou a maior parte da estadia na capital paraense, a imagem ficou marcada por questões ligadas à cidade como a segurança, limpeza e desigualdades sociais. Já os turistas entrevistados na cidade de Manaus, em sua totalidade cruzeiristas que chegaram ao porto da cidade em transatlânticos que subiram o rio Amazonas, tem uma imagem da Amazônia mais voltada para o que apreciaram durante a viagem, como o modo de vida do ribeirinho e o dia a dia das comunidades que vivem ao longo do trajeto.eng
dc.description.abstractThe image of the tourist destination is present in the entire consumption experience linked to a trip; it is projected in the tourist's mind before the realization, passes through satisfaction during the stay and lasts after the tourist's return. The image of tourist destinations is a strong ingredient in the decision-making process for choosing trips, and it changes between before and after the trip. In this sense, the image of a tourist destination has a trajectory, it is not stagnant, it is in constant movement. The main objective of the present study is to verify what image the foreign tourist has about the Amazon at the time of their visit, and if it undergoes changes compared to the previous image. To achieve this objective, exploratory-descriptive research was carried out with a predominantly quantitative bias. Data collection took place through a questionnaire, applied to a sample of 504 foreign tourists who visited the cities of Belém and Manaus from June 2019 to February 2020. These two cities are the main entrances to the Amazon for foreigners. In the first city, tourists who arrived there by air were surveyed, and in the case of the second, those who reached Manaus by river. These foreigners came mainly from the United States, England, Germany, and France. The first and important conclusion is that the image perceived by the visitors in relation to the Amazon improves during the trip. The second is that the improvement of the image is associated, above all, with the beauty of the landscape, with the physical and natural aspects of the region, which is surprising for its conservation; to the affective reception of the local population and its culture, including the gastronomy, a factor that exceeded expectations. It was also verified that the image perceived by the tourist undergoes modification depending on the experiences that the tourist has during the trip. And in Belém, as the researched sample spent most of their stay in the capital of Pará, the image was marked by issues related to the city such as security, cleanliness, and social inequalities. On the other hand, the tourists interviewed in the city of Manaus, in their entirety, cruisers who arrived at the city's port in transatlantic liners that went up the Amazon River, have an image of the Amazon that is more focused on what they enjoyed during the trip, such as the riverside people's way of life and the daily life of the communities that live along the route.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/61254/Tese_Iana%20Oliveira_PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectCultura e turismo - Amazôniapor
dc.subjectEcoturismo - Amazôniapor
dc.subjectCultura e turismo - Belém (PA)por
dc.subjectCultura e turismo - Manaus (AM)por
dc.subjectTurismo - Amazôniapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS: TURISMOeng
dc.titleA Imagem da Amazônia: estudo a respeito da percepção dos turistas estrangeiros sobre a Amazôniaeng
dc.typeTeseeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0001-6976-2722eng
dc.subject.userTurismopor
dc.subject.userImagem do destino turísticopor
dc.subject.userAmazôniapor
dc.subject.userBelémpor
dc.subject.userManauspor
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

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