???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9189
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSabino, Artemizia Rodrigues-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3918674145673651eng
dc.contributor.advisor1Witkoski, Antônio Carlos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1111807488532588eng
dc.contributor.advisor-co1Gadelha, Eloisa Mendonça-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4670028674036546eng
dc.contributor.referee1Costa, Lucélida de Fátima Maia da-
dc.contributor.referee2Scherer, Elenise Faria-
dc.contributor.referee3Rapozo, Pedro Henrique Coelho-
dc.contributor.referee4Silva, Antonia Ivanilce Castro-
dc.contributor.referee5Oliveira, José Alcimar de-
dc.date.issued2022-08-31-
dc.identifier.citationSABINO, Artemizia Rodrigues. Universidade, educação e ambientalização curricular: desafios da Universidade do Estado do Amazonas na tríplice fronteira (Brasil-Colômbia-Peru) para a construção da universidade necessária. 2022. 294 f. Tese (Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9189-
dc.description.resumoO mundo passa por uma crise ambiental civilizacional que nos desafia a refletir e questionar o papel socioeducativo da universidade na formação de profissionais que legitima atitudes e comportamentos descolados dos valores ambientais. A ambientalização curricular se mostra como uma alternativa para repensar os conteúdos, procedimentos e métodos que visam formar um profissional e cidadão apto a exercer qualquer profissão e sua cidadania de forma mais humanizada e sensível às questões socioambientais. Assim, este trabalho teve por finalidade analisar os pressupostos pedagógicos dos cursos de Licenciaturas do Centro de Estudos Superiores de Tabatinga-CESTB/UEA, considerando o processo de ambientalização curricular na formação dos professores. Utilizamos a abordagem qualitativa, com pesquisas bibliográfica, documental e de campo. Em função das situações adversas determinadas pela pandemia do Covid-19, realizamos entrevistas com os agentes sociais históricos e aplicamos questionários junto ao corpo docente e discente, dos cursos de licenciaturas em Geografia, Ciências Biológicas, Pedagogia, Letras (Língua Portuguesa) e Matemática, através das plataformas do WhatsApp e Google Meet. Como resultados, vimos que os cursos de Geografia e Ciências Biológicas são os que apresentam mais disciplinas com características de ambientalização, e onde se constatou uma preocupação significativa com o compromisso de compreender as relações triádicas homem/natureza/sociedade. Os cursos de Pedagogia e Letras têm trabalhado no enfoque mais cultural, mas ainda não são voltados para refletir sobre as questões socioambientais vivenciadas na tríplice fronteira amazônica. O curso de Matemática é o que tem maior fragilidade quanto a formar um profissional consciente ambientalmente e preparado para lidar com as particularidades e diversidades encontradas na região. Percebemos que os professores necessitam receber formação permanente e continuada da instituição e, desse modo, refletir mais e melhor com as temáticas socioambientais, a diversidade cultural e as inúmeras realidades existentes nas linhas da fronteira. Identificamos também as dificuldades e contradições enfrentadas por professores e estudantes para lidar com o processo ensino/aprendizagem de alunos indígenas que, na maioria das vezes, são excluídos do contexto educacional por não se adaptarem aos métodos de ensino ocidentais e não indígenas vigentes, e aos preconceitos sofridos no ambiente acadêmico. A universidade necessária busca questionar a formação do homo academicus do CESTB/UEA e ampliar discussões e compreensões sobre a relevância, pura e aplicada, da educação ambientalizada para transformação da qualidade de vida no Alto Solimões, bem como da manutenção das condições de vida providas pela Amazônia. Mais do que qualquer suposta finalidade, essa pesquisa busca refletir na colaboração com os docentes e discentes do CESTB/UEA. A ambientalização curricular, para além de uma atualização de práxis socioeducativas, é uma alternativa para solução de parte dos problemas civilizatórios da tríplice fronteira Brasil, Colômbia e Peru.eng
dc.description.abstractThe world is going through a civilizational environmental crisis that challenges us to reflect and inquire the socio-educational role of the university that legitimizes attitudes and behaviors that are detached from environmental values. The curricular environmentalization is an alternative to rethink the contents, procedures and methods that aim to form a professional and citizen able to exercise any profession and their citizenship in more humanized and sensitive way to socio-environmental issues. Thus, this research aimed to analyze the pedagogical assumptions of Licentiate courses at the Centro de Estudos Superiores de Tabatinga - CESTB/UEA, considering the process of curricular environmentalization in teacher training. We used a qualitative approach, with bibliographic, documentary and field research. Due to the adverse situations determined by the Covid-19 pandemic, we conducted interviews with historical social agents and applied surveys to the faculty and students, from the degree courses in Geography, Biological Sciences, Pedagogy, Letters (Portuguese Language) and Mathematics, through WhatsApp and Google Meet platforms. As a result, we saw that the Geography and Biological Sciences courses are the ones that present more disciplines with environmental characteristics, and where there is a significant concern with the commitment to understand the relationship between the society and nature. The courses in Pedagogy and Letters have worked with a more cultural approach, but they are not yet aimed at reflecting on the socio-environmental issues experienced in the triple Amazonian border. The Mathematics course is the one that has the greatest fragility in terms of forming teachers prepared to deal with the particularities and diversities in the region. We realized that teachers need to receive permanent and continuous training from the institution and, in this way, reflect more and better about the socio-environmental themes, cultural diversity and about the numerous realities existing on the border lines. We also identified the difficulties and contradictions faced by teachers and students in dealing of indigenous students who, in most of the cases, are excluded from the educational context because they do not adapt to current Western and non-indigenous teaching methods, and to the prejudices suffered in the academic environment. The necessary university seeks to question the formation of homo academicus of CESTB and to broaden discussions and understandings about the relevance, pure and applied, of environmental education for the transformation of the quality of life in Alto Solimões region, as well as the sustenance of the living conditions provided by the Amazon rainforest. More than any supposed purpose, this research seeks to reflect on collaboration with CESTB/UEA professors and students. Curriculum environmentalization, in addition to an update of socio-educational praxis, is an alternative to solving part of the civilizational problems of the triple border Brazil, Colombia and Peru.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/61324/Tese_Artemizia%20Sabino_%20PPGCASA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectProfessores universitários - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOeng
dc.titleUniversidade, educação e ambientalização curricular: desafios da Universidade do Estado do Amazonas na tríplice fronteira (Brasil-Colômbia-Peru) para a construção da universidade necessáriaeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5194-4074eng
dc.contributor.advisor-co1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8772-7429eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8107-1032eng
dc.subject.userFormação interdisciplinar de professorespor
dc.subject.userHomo academicuspor
dc.subject.userCentro de Estudos Superiores de Tabatinga (CESTB/UEA)por
dc.subject.userAmbientalização curricularpor
dc.subject.userTríplice fronteira amazônicapor
Appears in Collections:Doutorado em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Artemizia Sabino_ PPGCASA.pdf2.71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons