???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9260
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Dança da cutia: minha cultura, minha identidade na escola Mura
???metadata.dc.creator???: Azevedo, Ana Mary Mello de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, João Pacheco de
First advisor-co: Almeida, Alfredo Wagner Berno de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Ana Flávia Moreira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Valle Neto, Jaspe
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa aborda sobre o povo Mura, em destaque da Aldeia Murutinga e sua manifestação cultural a dança da cutia, retrata um pouco de minha trajetória de vida na Aldeia Murutinga, no movimento indígena e na prática do exercicio etnográfico, mostro minhas experiências durante as aulas presenciais na academia UFAM no período de 2019-2020. Apresento uma análise sobre os Mura e os impactos pelo Projeto Potássio Autazes, demonstrando a empresa Potássio do Brasil e como será o empreendimento de extração de recursos naturais para a produção de fertilizante Cloreto de Potássio no município de Autazes. Apontando o Protocolo de Consulta e Consentimento do Povo Indígena Mura de Autazes: Trincheiras: Yandé Peara Mura e como foi o processo de sua elaboração pelas lideranças. Foi de suma importância abordar nesse estudo como os Mura buscam resistir para existir. Focando o principal contexto desta pesquisa. Evidenciamos uma discussão de pensamentos e contextualizando nossa realidade com a temática da educação escolar indígena e cultura numa perspectiva antropológica interdisciplinar valorizando a manifestação cultural da Aldeia Murutinga, a Dança da cutia e seus significados simbólicos, identificando a Dança da cutia como minha cultura e minha identidade, destacando a Dança da cutia na escola Mura e o processo de inclusão da Dança da cutia na escola Mura, em conclusão apresento uma proposta de utilizar as letras das músicas da Dança da cutia para elaboração de uma cartilha e utilizando-as como textos paradidáticos em Língua Portuguesa e Nheengatú na sala de aula, com a interação de conhecimentos professor/estudante; estudante/professor; estudante/estudante e professor/professor, possibilitando com essa ação a tão ideia da contextualização de realidades e a interdisciplinaridade da antropologia com outras áreas de conhecimento.
Abstract: This research approaches the Mura people, in the highlight of Murutinga Village and its cultural manifestation the cutia dance, portrays a little of my life trajectory in murutinga village, in the indigenous movement and in the practice of ethnographic exercise, I show my experiences during the face-to-face classes at the UFAM academy in the period 2019-2020. I present an analysis of the Mura and the impacts by the Potassium Autazes Project, demonstrating the company Potassium of Brazil and how it will be the development of natural resources for the production of potassium chloride fertilizer in the municipality of Autazes. Pointing out the Protocol of Consultation and Consent of the Mura de Autazes Indigenous People: Trenches: Yandé Peara Mura and how was the process of its elaboration by the leaders. It was of paramount importance to approach in this study how the Mura seek to resist to exist. Focusing on the main context of this research. We evidenced a discussion of thoughts and contextualizing our reality with the theme of indigenous school education and culture in an interdisciplinary anthropological perspective valuing the cultural manifestation of Murutinga Village, the agoutis Dance and its symbolic meanings, identifying the agoutis Dance as my culture and my identity, highlighting the Dance of the agoutis in the Mura school and the process of inclusion of the agoutia Dance in mura school, in conclusion I present a proposal to use the lyrics of the songs of the Dance of the agoutis to elaborate a booklet and using them as paradidactic texts in Portuguese and Nheengatú in the classroom, with the interaction of teacher/student knowledge; student/teacher; student/student and teacher/teacher, enabling with this action the idea of contextualization of realities and the interdisciplinarity of anthropology with other areas of knowledge.
Keywords: Índios Mura - Identidade étnica
Índios Mura - Usos e costumes
Indígenas da América do Sul - Educação - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Dança da cutia
Mura
Murutinga
Cultura
Identidade
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Antropologia Social
Citation: AZEVEDO, Ana Mary Mello de. Dança da cutia: minha cultura, minha identidade na escola Mura. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9260
Issue Date: 11-Nov-2022
Appears in Collections:Mestrado em Antropologia Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AnaAzevedo_PPGAS.pdf3.82 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons